Adeus “Kobi”, olá “EVA”: Chegou o novo “chatbot” da Kia Portugal

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  • “Kobi” despede-se ao fim de dois anos de bons serviços e dá lugar à “EVA” na conversação digital com os clientes
  • Novo “chatbot” oferece mais serviços e novo padrão avançado de resolução de problemas

Depois do “Kobi”, vem a “EVA”: o novo “chatbot” da Kia Portugal adota uma nova identidade e surge com mais funcionalidades, tudo para reforçar e humanizar a experiência do contacto digital com a marca. Esta nova vida do “robô” de conversação online introduz uma avançada forma de interação e de venda de automóveis em ambiente digital.

A experiência da Kia Portugal com a interação digital via “chat” automatizado remonta a 2019, quando a marca lançou o “Kobi”, cuja recetividade levou à decisão de o fazer evoluir. A partir de agora, a janela de conversação é assegurada pela “EVA”, que passa a estar disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, na web da Kia, em www.kia.pt.

O nome diz (quase) tudo: “EVA” surge na sequência da denominação “EV” da nova geração de veículos elétricos da marca, cujo primeiro modelo, o EV6, já está disponível para pré-reservas no nosso país, antecipando a chegada em outubro. Mas há mais: a “EVA” introduz uma voz feminina, de acordo com o tom de comunicação da nova marca Kia, e permite uma maior humanização da experiência, fruto de um desenvolvimento mais avançado do algoritmo de conversação.

A “EVA” é também mais “expedita” que o “Kobi”… tudo porque pode resolver mais problemas ao cliente no imediato, como por exemplo fazer uma ligação direta ao site de e-commerce da marca, o Kia Vibe, quando o cliente procura um determinado modelo. Ou ainda fazer ligação direta para marcação de revisão. A “EVA” também está lá nos momentos difíceis, se for caso disso, porque também ajuda a fazer uma reclamação.

Na altura da despedida, honra seja feita ao “Kobi”: assegurou, em pouco mais de dois anos, 162 732 interações com clientes da Kia Portugal, e alimentou 63 359 conversações. Se não fosse o seu sucesso, não haveria “EVA”.

Os “chatbots” (do inglês “chat” – conversa; “bot” – robô) consistem em técnicas de software personalizadas que permitem a interação automatizada com visitantes dos websites, estabelecendo uma conversação dinâmica. Fruto dos avanços nesta área, é crescente a sofisticação e também o número de grandes companhias globais que aderem a estes “robôs” de software nas suas plataformas de contacto com o grande público.

O “chatbot” começa por identificar o visitante de modo a perceber se este já possui uma viatura ou se é um novo comprador. Esta seleção possibilita o alinhamento do seu discurso, consoante o tipo de visitante com quem está a interagir. Torna-se assim numa importante e dinâmica ferramenta digital, em constante evolução, que ajudará a impulsionar a estratégia digital da marca. O compromisso da Kia Portugal é o de que todos os consumidores tenham uma resposta imediata a qualquer questão, ou seja, uma experiência online cada vez mais eficiente e útil.

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Sobre a Kia Portugal
A Kia é representada em Portugal pela MCK Motors – Importação e Comércio Automóvel, empresa do Grupo Bergé Auto, um dos maiores distribuidores do setor automóvel na Europa e na América Latina, com mais de 2,3 milhões de automóveis vendidos desde 1979. Com uma profunda experiência no mercado, a Kia Portugal conta com mais de 70 pontos de contato com o público em todo o país, entre pontos de venda e de após venda.
Para mais informações, visite o site www.kia.pt. Conheça o Kia Vibe, o Concessionário Digital da Kia em www.kiavibe.pt

Sobre a Kia Europe
A Kia Europe é o departamento europeu de vendas, marketing e após-venda da Kia Corporation. Com sede em Frankfurt, na Alemanha, cobre 39 mercados na Europa e no Cáucaso.

Sobre a Kia Corporation
A Kia (www.kia.com) é uma marca de mobilidade que opera à escala global e cuja visão é criar soluções de mobilidade sustentáveis para os consumidores, comunidades e sociedades de todo o mundo. Fundada em 1944, a Kia fornece soluções de mobilidade há mais de 75 anos. Com 52 000 colaboradores à escala mundial, presença em mais de 190 mercados e unidades de produção distribuídas por seis países, a empresa vende atualmente cerca de três milhões de automóveis por ano. A Kia ocupa um lugar de vanguarda na popularização dos automóveis eletrificados e elétricos a bateria, ao mesmo tempo que desenvolve um leque crescente de serviços de mobilidade, incentivando assim milhões de pessoas em todo o mundo a explorar as melhores formas de ir mais além. O slogan de marca da empresa, “Movement that inspires”, reflete o empenho da marca em inspirar o consumidor através dos seus produtos e serviços.
Para mais informações, visite o Kia Global Media Center, em www.kianewscenter.com

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