AUTOAVENIDA

O seu concessionário automóvel em Setúbal

Como e Onde Carregar o Seu Automóvel Elétrico

Os automóveis elétricos são já muito procurados por empresas e particulares por todos os benefícios associados à sua utilização, desde logo o facto de serem movidos a eletricidade que os torna menos poluentes e mais baratos na utilização do dia-a-dia.

Porém, uma das questões que ainda preocupa muitos consumidores na hora de optar por um elétrico, prende-se com o seu carregamento. Leia este artigo e fique a saber quais as opções para carregar o seu automóvel elétrico.

Carregar automóvel elétrico através da rede pública

O seu veículo elétrico pode ser carregado através dos postos de carregamento disponíveis na via pública. Hoje em dia encontra nas ruas de quase todas as cidades e vilas, alguns carregadores que pode utilizar enquanto estaciona o seu veículo. Adicionalmente, muitos dos postos de abastecimento de combustíveis tradicionais, centros comerciais e até alguns hipermercados contam já também com carregadores onde pode repor a energia da bateria do seu veículo elétrico.

Nos automóveis Kia EV e PHEV (Elétrico / Híbrido Plug-In) com navegação pode usar o mapa para localizar os postos de carregamento. Lembre-se que pode atualizar o sistema de navegação do seu Kia, todos os anos, gratuitamente, até aos 7 anos. Alternativamente existem também vários sites e aplicações que também disponibilizam esta informação.

Para carregar o seu automóvel elétrico através da rede pública vai então necessitar de um cartão de acesso emitido por um dos Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME). Independentemente do CEME escolhido por si, terá acesso a todos os postos de carregamento da rede pública.

A rede pública é composta por diferentes tipos de Postos de Carregamento:

  • Postos de Carregamento Normal que funcionam com potências de carregamento até 22 kWh
  • Postos de Carregamento Rápido que operam com potências superiores e, por isso, permitem carregar o seu veículo num tempo mais reduzido, embora com um custo mais elevado
  • Postos de Carregamento Ultrarrápido com potências que podem situar-se entre os 150 e os 350 kWh permitindo reduzir para menos de 20 minutos um carregamento que pode permitir até cerca de 200 km de autonomia.
  • A Kia disponibiliza, para o efeito, o Cartão GOElectric. Conheça esta nossa solução de carregamento elétrico Kia.

Vale ainda a pena mencionar que o novo Kia EV6 apresenta o primeiro sistema de multicarregamento de alta velocidade do mundo, proporcionando assim aos seus condutores o acesso a uma infraestrutura de carregamentos mais alargada. O multicarregamento a alta velocidade é compatível com os postos de carregamento ultrarrápidos de 800 V como com os rápidos de 400 V, sem necessidade de um adaptador especial ou carregador de bordo adicional. Neste caso, os carregadores de 800 V alimentam a bateria diretamente a velocidades ultrarrápidas, conseguindo carregar o EV6 dos 10% aos 80% em apenas 18 minutos com uma potência máxima de 239 kW. Numa estação de carregamento comum, de 400 V, o EV6 recorre ao motor elétrico e ao inversor para transformar a corrente de 400 V proveniente dessa estação em 800 V, de forma a poder carregar a bateria com a máxima potência possível.

Carregar automóvel elétrico em casa

Naturalmente que para além de poder carregar o seu automóvel na rede pública pode também fazê-lo em casa de forma mais conveniente. Os utilizadores de automóveis elétricos preferem normalmente ter a possibilidade de os carregarem em casa, durante a noite e com um custo de energia mais reduzido.

Pode carregar o seu veículo elétrico com uma tomada tradicional em casa, mas normalmente essa não é a melhor opção porque exige demasiado tempo para obter uma carga completa.

Para otimizar o tempo de carregamento, o ideal é ter em casa uma “Wallbox” que permite aumentar a potência do carregamento tornando-o assim mais rápido. Informe-se junto de um Concessionário Kia acerca das nossas soluções de Wallbox.

Ao carregar o seu automóvel em casa poderá inclusive contratar a eletricidade junto de um operador que tenha tarifas diferenciadas (por exemplo, uma tarifa bi-horária) para o período noturno e dessa forma pagar menos pela energia necessária para carregar o seu automóvel elétrico.

Esta é provavelmente a forma mais cómoda de tirar partido da mobilidade elétrica porque lhe permite carregar o seu automóvel durante a noite com um custo reduzido e no dia seguinte poderá usufruir de toda a autonomia do seu elétrico para o seu dia-a-dia.