– Kia conquista quatro prémios nos prestigiados “iF Design Awards” com o seu crossover 100% elétrico: “Automóveis/Veículos”, “Lojas/Showrooms”, “Interface de Produto” e “Têxtil/Painéis/Piso” –
– Distinções conquistadas entre mais de 11 mil candidaturas de 57 países –
– Kia EV6 é já um dos modelos com maior reconhecimento na indústria automóvel mundial –
O veículo 100% elétrico Kia EV6 foi uma das grandes estrelas na edição 2022 dos prestigiados prémios de design iF, ao obter quatro dos principais títulos atribuídos ao setor automóvel. Além de vencer na categoria de “Automóveis/Veículos”, o EV6 levou ainda a Kia à conquista noutras três áreas: “Lojas/Showrooms” (pelo espaço da marca “EV6 Unplugged Ground”), “Interface de Produto” (pelo sistema de informação e entretenimento do EV6) e “Têxtil/Painéis/Piso” (pelo material híbrido tridimensional GEONIC, utilizado no habitáculo do modelo).
Os resultados obtidos vêm demonstrar a excelência da nova filosofia de design da Kia, criada sob o tema “Opostos Unidos”, que procura levar a um novo patamar a conjugação das vertentes emocional e racional durante a experiência de utilização. Destacada foi ainda a nova abordagem adotada pela marca no que respeita à interação com os atuais e futuros clientes de veículos elétricos (EV).
Vencedor na categoria “Lojas/Showrooms”, o espaço da Kia denominado “EV6 Unplugged Ground”, localizado em Seongsu (Seoul,) foi criado para apresentar o EV6 aos visitantes de uma forma inovadora, através de zonas com experiências imersivas, ao mesmo tempo que demonstra o compromisso da marca quanto ao desenvolvimento de novas soluções de mobilidade e atuação sustentáveis.
O avançado sistema de informação e entretenimento do EV6 venceu o Prémio de Design iF 2022 na categoria “Interface de Produto”’. O ecrã panorâmico curvo e de alta resolução apoia e melhora a experiência do utilizador, em harmonia com o ambiente de alta tecnologia presente em todo o habitáculo. O design rompe definitivamente com a imagem circular tradicional presente nos veículos com motor de combustão, focando-se na apresentação de gráficos otimizados para uma condução 100% elétrica. A paleta de cores verde e violeta do sistema, que transmite uma “imagem moderna”, foi também destacada pelos membros do júri.
Já o avançado material interior GEONIC, criado no âmbito de uma parceria entre a Kia e a KOLON, recebeu o prémio destinado à categoria “Material de Design do Habitáculo”. Este composto híbrido tridimensional inclui várias camadas de poliuretano laminadas, o que permite criar um número ilimitado de padrões gráficos e um leque alargado de cores. Trata-se de uma técnica inovadora que expande consideravelmente as possibilidades de abordagem no design do habitáculo de um automóvel.
Desde a sua estreia, em 2021, o Kia EV6 obteve já diversos prémios, a par com um elevado reconhecimento da imprensa especializada mundial. A juntar aos agora recebidos, o EV6 conquistou também os títulos de “Carro do Ano” europeu, “Elétrico do Ano/Volante de Cristal” em Portugal, “Carro do Ano 2022” da “What Car?”, entre vários outros após o seu lançamento.
iF entre os mais importantes prémios de design mundiais
Este ano, os prémios iF receberam mais de 11 mil candidaturas de 57 países. Um total de 75 especialistas do setor, oriundos de 23 países, reuniram-se para avaliar e destacar diversos feitos notáveis na área do design, levando à fase de votação final uma seleção de 5424 candidaturas.
Criados em 1954 pela iF International Forum Design GmbH, uma das mais importantes instituições de design independentes do mundo, sediada em Hanover (Alemanha), os prémios de design iF contemplam nove disciplinas (Comunicação de Produto, Comunicação, Embalagem, Design de Serviço, Arquitetura, Arquitetura Interior, Experiência do Utilizador (UX), Interface do Utilizador (UI) e Conceitos Profissionais), divididas por 80 categorias. Todas as participações vencedoras são apresentadas em www.ifdesign.com e publicadas na aplicação iF Design App.
A cerimónia de entrega dos prémios de 2022 está marcada para o próximo dia 16 de maio, no Friedrichstadt-Palast, em Berlim.
###
Sobre a Kia Portugal
Com uma profunda experiência no mercado, a Kia Portugal conta com mais de 70 pontos de contato com o público em todo o país, entre pontos de venda e de após venda, sendo representada em Portugal pela MCK Motors – Importação e Comércio Automóvel, empresa
detida pela Astara. A Astara (www.astara.com) é o rosto de um novo ecossistema de mobilidade, apostando numa vasta gama de produtos e serviços. Opera em 14 países na Europa e América Latina (Espanha, Portugal, Bélgica, Alemanha, Holanda, Luxemburgo, Polónia, Finlândia, Suécia, Suíça, Chile, Colômbia, Peru e Argentina), planeando iniciar atividades em breve também na Áustria e no Sudeste Asiático (Filipinas). A Astara distribui 29 marcas de automóveis, empregando diretamente cerca de 2500 pessoas. Com um volume de negócios próximo dos 4 mil milhões de euros, as suas vendas atingem as quase 200 000 viaturas por ano.
Para mais informações, visite o site www.kia.pt. Conheça o Kia Vibe, o Concessionário Digital da Kia Portugal em www.kiavibe.pt .
Sobre a Kia Europe
A Kia Europe é o departamento europeu de vendas, marketing e após-venda da Kia Corporation. Com sede em Frankfurt, na Alemanha, cobre 39 mercados na Europa e no Cáucaso.
Sobre a Kia Corporation
A Kia (www.kia.com) é uma marca de mobilidade que opera à escala global e cuja visão é criar soluções de mobilidade sustentáveis para os consumidores, comunidades e sociedades de todo o mundo. Fundada em 1944, a Kia fornece soluções de mobilidade há mais de 75 anos. Com 52 000 colaboradores à escala mundial, presença em mais de 190 mercados e unidades de produção distribuídas por seis países, a empresa vende atualmente cerca de três milhões de automóveis por ano. A Kia ocupa um lugar de vanguarda na popularização dos automóveis eletrificados e elétricos a bateria, ao mesmo tempo que desenvolve um leque crescente de serviços de mobilidade, incentivando assim milhões de pessoas em todo o mundo a explorar as melhores formas de ir mais além. O slogan de marca da empresa, “Movement that inspires”, reflete o empenho da marca em inspirar o consumidor através dos seus produtos e serviços.
Para mais informações, visite o Kia Global Media Center, em www.kianewscenter.com .