Kia GT Cup está de volta com recorde de pilotos e equipas

IMG 20210505 WA0000

  • Picanto GT Cup e Ceed GT Cup voltam às pistas para uma temporada recheada de inscritos
  • Cinco eventos, incluindo uma prova no circuito espanhol de Jerez de La Frontera
  • Kia GT Cup 2021 arranca com 28 carros e 31 pilotos

As pistas portuguesas voltam a receber, já a partir do próximo fim-de-semana, a quarta temporada da Kia GT Cup, um dos casos de maior sucesso e resiliência da história das competições nacionais de velocidade. Um total de 28 carros e 31 pilotos aderiram à iniciativa da Kia Portugal e da CRM Motorsport, um recorde absoluto que traduz uma inédita capacidade de superação de equipas e organizadores.

O primeiro dos cinco eventos desta época da Kia GT Cup acontece sábado e domingo no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, com um programa desportivo que contempla duas sessões de treinos privados, duas sessões de treinos cronometrados e duas corridas.

Estreado em 2018, o Kia GT Cup é um Troféu monomarca que integra dois modelos (Ceed e Picanto) e três categorias (Pro, Club e Júnior). Tem constituído um assinalável sucesso, fruto dos custos reduzidos e controlados, com o objetivo de facilitar a prática do automobilismo em Portugal.

“A Kia tem um histórico de associação à emoção, à mobilidade com vida, e a Kia GT Cup, pela sua filosofia de partir de modelos de série e apostar nos custos controlados, estabelece uma ligação genuína entre o carro e a paixão de conduzir”, explica João Seabra, Diretor-Geral da Kia Portugal. “A Kia GT Cup representa muito dessa dedicação histórica da Kia ao automóvel e à experiência que ele proporciona. Num ano como o que estamos a viver, ela vinca também a importância do fator humano e a sua capacidade de resistência”, sublinha o mesmo responsável.

Apesar do contexto socioeconómico adverso, decorrente da situação de pandemia, mais de três dezenas de pilotos, de consagrados a juniores, tripulando os Ceed GT ou os pequenos e irreverentes Picanto GT, aderiram à quarta temporada da GT Cup e vão estar presentes em cinco provas ao longo da temporada. Depois de Portimão, será a vez do Circuito do Estoril (10 e 11 de Julho), Braga (11 e 12 de Setembro), uma incursão ao circuito espanhol de Jerez de La Frontera (6 e 7 de Novembro), e o regresso ao Estoril para o encerramento com a “Taça Kia” (11 e 12 de Dezembro).

A época de 2021 do Kia GT Cup mobiliza 10 equipas, três novas estruturas (Gianfranco Motorsport, MG Competição e PB Racing) e 13 caras novas (Luís Caetano, Tomás Guedes, Carlos Gouveia, Rafael Antunes, Vítor Gouveia, Luís Cidade, Gustavo Júnior Moura, Jorge Setas, André Pinto, Francisco Matos Gil, Manuel Rodrigues de Sousa, Pedro Falé e André Regueiro).

Todas as informações a respeito da prova inaugural podem ser consultadas nas redes sociais (facebook e instagram) do Kia GT Cup (@kiagtcup).

 

Os modelos Kia em Pista
O citadino Picanto GT Line serve de base aos Picanto da GT Cup, com alterações resumidas à admissão, sistema de escape e controlo eletrónico do motor 1.0 Turbo T-GDI. Estas modificações, rigorosamente regulamentadas e observando um apertado controlo de custos, elevam a potência do Kia Picanto GT Line de 100 para 150 cv, mantendo intacta a elevada fiabilidade reconhecida à marca e ao modelo. O “KIT Troféu” que compõe a versão de competição GT Cup soma alterações nas suspensões, jantes e pneus, recebendo ainda um conjunto de elementos determinantes para a segurança em pista do piloto e um kit de imagem vital para a comunicação do Troféu.

No caso do Ceed, entra-se numa “liga” mais avançada, mas mantendo o espírito de competição monomarca. A base é a versão de série GT, com motor 1.6 Turbo, que vê a sua potência subir de 204 para 240 cv. Adota uma caixa sequencial Sadev de 6 velocidades e é munido de um novo pack de travões com pinças AP Racing, repartidor e ajuste de pressão, entregando um poder de travagem que cumpre não só os requisitos dos pneus semi-slick da Toyo Tires, como ainda a utilização de full-slicks para pilotos que desejem participar em qualquer corrida de Velocidade ou Montanha. O novo Kia Ceed GT assume-se, assim, como a fórmula em Portugal com a melhor relação custo-benefício no que a carros de turismo diz respeito.

# # #

Sobre a Kia Portugal
A Kia é representada em Portugal pela MCK Motors – Importação e Comércio Automóvel, empresa do Grupo Bergé Auto, um dos maiores distribuidores do setor automóvel na Europa e na América Latina, com mais de 2,3 milhões de automóveis vendidos desde 1979. Com
uma profunda experiência no mercado, a Kia Portugal conta com mais de 70 pontos de contato com o público em todo o país, entre pontos de venda e de após venda.
Para mais informações, visite o site www.kia.pt. Conheça o Kia Vibe, o Concessionário Digital da Kia em www.kiavibe.pt

Sobre a Kia Europe
A Kia Europe é o departamento europeu de vendas, marketing e após-venda da Kia Corporation. Com sede em Frankfurt, na Alemanha, cobre 39 mercados na Europa e no Cáucaso.

Sobre a Kia Corporation
A Kia (www.kia.com) é uma marca de mobilidade que opera à escala global e cuja visão é criar soluções de mobilidade sustentáveis para os consumidores, comunidades e sociedades de todo o mundo. Fundada em 1944, a Kia fornece soluções de mobilidade há mais de 75 anos. Com 52 000 colaboradores à escala mundial, presença em mais de 190 mercados e unidades de produção distribuídas por seis países, a empresa vende atualmente cerca de três milhões de automóveis por ano. A Kia ocupa um lugar de vanguarda na popularização dos automóveis eletrificados e elétricos a bateria, ao mesmo tempo que desenvolve um leque crescente de serviços de mobilidade, incentivando assim milhões de pessoas em todo o mundo a explorar as melhores formas de ir mais além. O slogan de marca da empresa, “Movement that inspires”, reflete o empenho da marca em inspirar o consumidor através dos seus produtos e serviços.
Para mais informações, visite o Kia Global Media Center, em www.kianewscenter.com

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin