– Parceria global de sete anos com a The Ocean Cleanup –
– Apoio financeiro e material para operações de limpeza nos oceanos e construção de barreiras de filtração em rios –
– Marca pretende integrar plástico reciclado proveniente das recolhas no processo de fabrico dos seus modelos –
– Projeto insere-se em objetivo mais amplo de se tornar num fornecedor de soluções de mobilidade sustentáveis –
A exploração conjunta de soluções que contribuam para tornar mais eficaz a limpeza dos oceanos, contribuindo assim para um futuro mais sustentável, é o objectivo da parceria estabelecida entre a Kia e a The Ocean Cleanup, organização sem fins lucrativos sediada nos Países Baixos. Formalizando uma ligação de sete anos, o protocolo foi assinado na sede da Kia, em Seoul, pelo presidente e CEO da Kia Corporation, Ho Sung Song, e pelo fundador e CEO da The Ocean Cleanup, Boyan Slat.
A The Ocean Cleanup é uma organização que desenvolve e tecnologias capazes de remover plástico dos oceanos, através da sua captura a montante, ainda nos rios, bem como daquele que já se encontra acumulado no mar.
Para a captura direta no mar, a organização está a desenvolver sistemas de grande amplitude que permitem a sua concentração, preparando-o para remoção periódica. De forma a diminuir a quantidade de plástico que chega ao mar através dos rios, a The Ocean Cleanup desenvolveu uma solução filtrante designada Interceptor™, que captura e extrai objetos de plástico das águas fluviais, evitando que cheguem aos oceanos.
Enquanto parceiro global oficial, a Kia vai prestar apoio financeiro às operações de remoção de plástico dos oceanos e à construção de vários dispositivos Interceptor™. Paralelamente, a marca pretende criar um sistema de circulação de recursos que visa evitar que o plástico recolhido acabe novamente no ambiente, através da sua integração nos processos de produção.
No âmbito deste acordo, a Kia irá ainda fornecer quatro veículos elétricos (um EV6 e três Niro EV) à sede da organização, localizada nos Países Baixos. Por seu turno, a The Ocean Cleanup fornecerá à Kia uma parte do plástico recolhido e partilhará com a marca os resultados dos seus estudos e outros dados relevantes sobre a diminuição da poluição relacionada com aquele material.
“A visão da Kia quanto a um futuro sustentável não reside apenas no desenvolvimento dos seus modelos e respetivas áreas de produção – foca-se também na promoção de transformações positivas para o planeta”, sublinhou Ho Sung Song. “A Kia vai continuar a apoiar movimentos inspiradores através de parcerias com entidades como a The Ocean Cleanup, que apresentem tecnologias e ideias inovadoras”, acrescentou.
Boyan Slat, fundador e CEO da The Ocean Cleanup, afirma por seu lado que “o plástico não é intrinsecamente um material mau, mas devemos usá-lo de uma forma responsável. Além da limpeza propriamente dita, queremos demonstrar, em conjunto com a Kia, como o plástico reciclado pode ser usado de forma sustentável. Esperamos conseguir inspirar outras empresas e entidades a fazer o mesmo. O objetivo é garantir que o plástico que recolhemos não acaba novamente a poluir o ambiente e em simultâneo aproveitar o seu valor para apoiar ainda mais os nossos esforços de limpeza”.
Modelos da Kia com 20% de plástico reutilizado até final da década
Esta parceria é chave na visão empresarial da Kia, que tem por fim a sua afirmação como fornecedor de soluções de mobilidade sustentável. A marca planeia aumentar a sua percentagem de reutilização de plástico para os 20% até 2030, ao mesmo tempo que espera contribuir ainda mais para a proteção do ambiente através da criação e ativação de um “Ciclo de Reciclagem Virtuoso”, que diminuirá o impacte ambiental do desmantelamento de veículos em fim de vida.
A Kia deu um importante passo no seu compromisso para um futuro mais sustentável aquando da apresentação do novo Niro, no Salão da Mobilidade de Seoul, em novembro de 2021. O novo modelo utiliza materiais sustentáveis desenvolvidos a partir de papel de parede reciclado, folhas de eucalipto e tinta à base de água para minimizar o seu impacte no ambiente e diminuir o desperdício. A Kia planeia expandir a aplicação de materiais amigos do ambiente a um crescente número de componentes dos seus automóveis, assim como deixar de utilizar couro de origem animal em toda a gama.
###
Sobre a The Ocean Cleanup
A The Ocean Cleanup desenvolve e promove tecnologias que visam a eliminação do plástico existente nos oceanos. Para alcançar este objetivo, adota uma dupla abordagem: conter a chegada de plástico proveniente dos rios ao mar e limpar aquele que já se encontra acumulado nos oceanos. Fundada em 2013 por Boyan Slat e sediada em Roterdão, nos Países Baixos, a The Ocean Cleanup conta atualmente com uma equipa de colaboradores multidisciplinar, composta por aproximadamente cem elementos.
Mais informações disponíveis no website theoceancleanup.com ou através das redes sociais em @theoceancleanup.
Sobre a Kia Corporation
A Kia (www.kia.com) é uma marca de mobilidade que opera à escala global e cuja visão é criar soluções de mobilidade sustentáveis para os consumidores, comunidades e sociedades de todo o mundo. Fundada em 1944, a Kia fornece soluções de mobilidade há mais de 75 anos. Com 52 000 colaboradores à escala mundial, presença em mais de 190 mercados e unidades de produção distribuídas por seis países, a empresa vende atualmente cerca de três milhões de automóveis por ano. A Kia ocupa um lugar de vanguarda na popularização dos automóveis eletrificados e elétricos a bateria, ao mesmo tempo que desenvolve um leque crescente de serviços de mobilidade, incentivando assim milhões de pessoas em todo o mundo a explorar as melhores formas de ir mais além. O slogan de marca da empresa, “Movement that inspires”, reflete o empenho da marca em inspirar o consumidor através dos seus produtos e serviços.
Mais informações disponíveis no o Kia Global Media Center, em www.kianewscenter.com .