Kia Portugal reforça inovação digital com estratégia inédita no WhatsApp

  • Dois projetos em ambiente WhatsApp para aproximar a Kia dos seus utilizadores e potenciais clientes
  • Kia volta a inovar em Portugal com mais uma estreia digital no setor automóvel

 

A Kia Portugal, que se tem notabilizado no nosso país pela aposta no universo digital, voltou a inovar, desta vez com dois projetos na aplicação WhatsApp, uma dedicada à força de vendas e outra destinada a comunicação de produto e marca.

Na primeira destas frentes digitais, a Kia Portugal dotou a sua força de vendas, num total de 110 gestores comerciais, com o WhatsApp Business, fazendo com que cada um destes profissionais possa utilizar esta ferramenta para vender um Kia. Na configuração desenhada para a Kia Portugal pela agência i-Brothers, a aplicação permite interagir facilmente com clientes e potenciais clientes e possibilita que cada vendedor destaque os seus produtos e serviços, podendo ainda responder a perguntas.

O WhatsApp Business permite criar catálogos para exibição de produtos e serviços utilizando ferramentas especiais para automatizar, ordenar e responder rapidamente às mensagens. Numa fase posterior está prevista a integração de um módulo de e-commerce, no qual os vendedores conseguirão gerar referências Multibanco, ordens de pagamento no MBWAY e transações através de cartão de crédito.

Paralelamente com este caminho digital para as vendas, a Kia Portugal vai ainda lançar uma campanha de comunicação, no âmbito da qual irá utilizar 100 micro-influenciadores que irão promover a plataforma de e-commerce da marca, o Kia Vibe, através do WhatsApp. Será a primeira marca automóvel a utilizar este canal para uma ação desse tipo.

O Kia Vibe, lançado em 2020, é um projeto criado em Portugal e o primeiro a permitir dar todos os passos na compra de um carro novo sem sair de casa, incluindo a aprovação de crédito. Representa um investimento da Kia Portugal e da sua rede de concessionários no universo digital, estando disponível em www.kiavibe.pt. Lançado no final de abril de 2020, o “marketplace” Kia Vibe registou até agora mais de 35 000 visitas, cerca de 500 vídeo chamadas de apresentação de produto, produzindo mais 900 contactos qualificados e 60 vendas.

O Kia Vibe representou mais um passo e uma sequência lógica da forte aposta da Kia Portugal no universo digital nos últimos anos. O site da marca, em www.kia.pt, é hoje uma das plataformas online mais completas do setor.

Do histórico de inovações em comunicação digital da Kia em Portugal, conta-se a ação pioneira na adoção da tecnologia de Realidade Aumentada (Augmented Reality, AR) para o lançamento de um modelo, com interação direta entre um spot TV e os dispositivos móveis dos utilizadores, iniciativa que foi alvo de uma reportagem do jornal britânico The Telegraph, que a citou enquanto prática de referência na nova comunicação digital. Foi também da Kia Portugal a primeira campanha publicitária em 4DX, com um spot exibido em salas de cinema que assinalava os 7 anos de garantia da marca, permitindo experienciar efeitos como movimento, água, vento, aromas e iluminação. É de destacar ainda que a Kia protagonizou o primeiro concurso televisivo dentro de um automóvel – o The Surprising Machine.

# # #

Sobre a Kia Portugal
A Kia é representada em Portugal pela MCK Motors – Importação e Comércio Automóvel, empresa do Grupo Bergé Auto, um dos maiores distribuidores do setor automóvel na Europa e na América Latina, com mais de 2,3 milhões de automóveis vendidos desde 1979. Com uma profunda experiência no mercado, a Kia Portugal conta com mais de 70 pontos de contato com o público em todo o país, entre pontos de venda e de após venda.
Para mais informações, visite o site www.kia.pt. Conheça o Kia Vibe, o Concessionário Digital da Kia Portugal em www.kiavibe.pt

Sobre a Kia Europe
A Kia Europe é o departamento europeu de vendas, marketing e após-venda da Kia Corporation. Com sede em Frankfurt, na Alemanha, cobre 39 mercados na Europa e no Cáucaso.

Sobre a Kia Corporation
A Kia (www.kia.com) é uma marca de mobilidade que opera à escala global e cuja visão é criar soluções de mobilidade sustentáveis para os consumidores, comunidades e sociedades de todo o mundo. Fundada em 1944, a Kia fornece soluções de mobilidade há mais de 75 anos. Com 52 000 colaboradores à escala mundial, presença em mais de 190 mercados e unidades de produção distribuídas por seis países, a empresa vende atualmente cerca de três milhões de automóveis por ano. A Kia ocupa um lugar de vanguarda na popularização dos automóveis eletrificados e elétricos a bateria, ao mesmo tempo que desenvolve um leque
crescente de serviços de mobilidade, incentivando assim milhões de pessoas em todo o mundo a explorar as melhores formas de ir mais além. O slogan de marca da empresa, “Movement that inspires”, reflete o empenho da marca em inspirar o consumidor através dos seus produtos e serviços.
Para mais informações, visite o Kia Global Media Center, em www.kianewscenter.com

Sobre a i-Brothers
A i-Brothers é uma agência de marketing cuja grande inspiração reside na ligação entre os ecossistemas digitais e o mundo físico. Tendo como visão romper com o paradigma do real vs. virtual, porque um e outro fazem parte da mesma viagem do consumidor, reúne as valências de Estratégia, Ativação, Publicidade, Design, Social Media ou Branding. A i-Brothers tem como missão apresentar propostas de comunicação altamente diferenciadoras seja no formato ou no próprio conceito. A sua equipa acumula uma experiência de quase 20 anos em áreas como Marketing estratégico, Publicidade, Branding, Design ou Lead Generation, assim como, no campo digital, em plataformas de e-commerce, social media ou ativação digital, entre outros.
Para mais informações, visite o site www.ibrothers.pt/

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin