Kia revela nova filosofia de design e imagens completas do EV6

Opposites United (“Opostos Unidos”) é a filosofia de design da Kia para todos os seus modelos futuros

Filosofia alicerçada em 5 pilares: Bold for Nature (Ousadia pela Natureza), Joy for Reason (Alegria pela Razão), Power for Progress (Potência para Progredir), Technology for Life (Tecnologia para a Vida) e Tension for Serenity (Tensão para a Serenidade)

Design exterior do EV6 caracterizado por pormenores de alta tecnologia

Design interior moderno e espaçoso, possibilitado pela primeira plataforma VE dedicada da Kia (E-GMP)

IMG 20210315 WA0003

A Kia Corporation revelou hoje as primeiras imagens do design exterior e interior do EV6, o seu primeiro veículo elétrico a bateria (BEV) com plataforma dedicada, cuja apresentação mundial decorrerá este mês.

Este modelo foi concebido segundo a nova filosofia de design da marca, “Opostos Unidos”, que é inspirada nos contrastes que encontramos na natureza e na humanidade. No centro desta filosofia encontra-se uma nova identidade visual, que evoca as forças positivas e a energia natural, com combinações contrastantes entre elementos estilísticos acentuados e formas esculturais.

Apresentando um design muito característico, inspirado nos crossovers, e tendo como base a nova Plataforma Modular Global Elétrica (E-GMP), o EV6 é o primeiro BEV com plataforma específica da Kia a ser inspirado pela nova filosofia de design, que incorpora a mudança de foco da Kia em direção à eletrificação.

“Enquanto primeiro VE com plataforma dedicada da Kia, o EV6 é uma demonstração de design progressivo, centrado nas pessoas, e de propulsão elétrica. Estamos profundamente convictos de que se trata de um modelo apelativo e relevante no novo mercado de VE”, afirma Karim Habib, Senior Vice President e Head do Global Design Center. “Com o EV6 procurámos criar um design distinto e impactante, conjugando equipamentos sofisticados de alta tecnologia e espaços puros e ricos, oferecendo ao mesmo tempo um espaço único de VE futurista”.

Opposites United (“Opostos Unidos”): uma filosofia de design para todos os futuros modelos Kia
Estreada no EV6, a filosofia de design “Opostos Unidos” estará presente em todos os modelos Kia no futuro. Esta filosofia baseia-se em cinco pilares de design fundamentais: Bold for Nature (“Ousadia pela Natureza”), Joy for Reason (“Alegria pela Razão”), Power to Progress (“Potência para Progredir”), Technology for Life (“Tecnologia para a Vida”) e Tension for Serenity (“Tensão para a Serenidade”).

O conceito Bold for Nature (“Ousadia pela Natureza”) baseia-se na interação com a natureza, traduzida pelos detalhes, formas e proporções que encontramos nos mundos natural e humano. Este pilar de design cria elementos estruturais e acabamentos orgânicos, mas técnicos, para o habitáculo, enquanto no exterior encontramos uma combinação de linhas claras e simples com superfícies ousadas e sempre em mutação.

Joy for Reason (“Alegria pela Razão”) foca-se na sensação e na ambiência dos futuros modelos da Kia. Os designs futuros serão uma fusão do emocional com o racional, criando veículos relaxantes e inspiradores que influenciam o estado de espírito dos passageiros. Este pilar trará também a adoção de novos materiais orgânicos e de cores mais ousadas, expressando um espírito de juventude e vivacidade.

Power to Progress (“Potência para Progredir”) desenvolve-se a partir dos atuais pontos fortes de design da marca. Ao alicerçarem-se nas técnicas e conhecimentos adquiridos ao longo da recente era de transformação da Kia liderada pelo design, os produtos da marca continuarão a evoluir. A experiência adquirida e a criatividade irão inspirar novos conceitos.

Technology for Life (“Tecnologia para a Vida”) traduz-se pelo abraçar de novas tecnologias e inovações para promover interações positivas entre humanos e máquinas. Os futuros veículos da marca adotarão uma experiência de utilizador (UX) de última geração, através não só do design e da inovação, mas também dos sistemas de iluminação e ambiente, e conectividade a bordo, com o objetivo de favorecer um envolvimento dos clientes com os seus carros.

Tension for Serenity (“Tensão para a Serenidade”) evoca a tensão entre forças opostas e contrastes criativos, reconhecendo o equilíbrio de design que resulta de duas forças que se opõem. Proporciona conceitos de design apelativos, que recorrem a detalhes elegantes e altamente técnicos para criar tensão nas superfícies, gerando uma visão de design harmonizada e orientada para o futuro.

“Queremos que os nossos produtos ofereçam uma experiência instintiva e natural, que melhore a vida quotidiana dos nossos clientes. O nosso objetivo é conceber a experiência física da nossa marca e criar automóveis elétricos originais, inovadores e excitantes. A ligação entre as ideias dos nossos designers e o propósito da marca está cada vez mais forte, com os clientes colocados no centro de tudo aquilo que fazemos e a influenciar todas as decisões que tomamos”, acrescenta Karim Habib.
No filme de apresentação do design da Kia poderá encontrar mais pormenores sobre a filosofia “Opposites United”: https://www.youtube.com/watch?v=gqrfx2GzOYE

IMG 20210315 WA0002
Design exterior: linhas de VE direcionadas para o futuro, caracterizadas por pormenores de alta tecnologia

O design exterior do EV6 é uma poderosa representação do conceito de “Potência para Progredir”. Afirmando-se como uma evolução dos pontos fortes da marca em termos de design, o EV6 é o culminar de técnicas e conhecimentos apreendidos durante a transformação liderada pelo design que a Kia levou a cabo nos últimos anos, procurando o futuro e projetando além dele.

Na parte dianteira, as características luzes de circulação diurna conferem uma aparência afilada e moderna, fazendo parte do “Rosto de Tigre Digital” deste modelo, uma evolução de design que transpõe o espírito da “Grelha Nariz de Tigre” da Kia para esta nova era eletrificada. O design das luzes inclui um padrão de iluminação dinâmico sequencial. Logo abaixo, a entrada de ar em posição rebaixada alarga visualmente a dianteira, acentuando a imagem de alta tecnologia. A adoção desta entrada de ar insere-se no esforço de otimização da passagem do ar, que possibilita que este seja canalizado através e sob o piso plano do veículo, tornando mais eficiente a aerodinâmica.

O perfil apresenta uma estética inspirada nos crossovers, que se revela moderna, elegante e desportiva, desenvolvendo-se em contrastes com as linhas acentuadas e os pormenores de alta tecnologia, gerando uma sensação de tensão no design. O para-brisas de inclinação acentuada confere mais dinamismo e funcionalidade, ao mesmo tempo que os ousados arcos de roda posteriores oferecem mais volume. Uma linha definidora prolonga visualmente todo o perfil, estendendo-se pela parte inferior das portas e elevando-se ao aproximar-se das cavas das rodas traseiras.

Concebido também para assegurar uma performance aerodinâmica imaculada, a traseira apresenta pilares C inclinados, com uma inserção em preto brilhante que faz com que os vidros traseiros laterais pareçam mais amplos. O spoiler de tejadilho proeminente direciona o ar para baixo, na direção de um spoiler inferior colocado numa posição elevada, logo acima do característico conjunto de luzes traseiras.

O EV6 é o resultado de um esforço conjunto dos três centros que compõem a rede global de design da Kia e que se situam em Namyang (Coreia), Frankfurt (Alemanha) e Irvine (Califórnia, EUA).

 

IMG 20210315 WA0004

Design interior: um habitáculo moderno e espaçoso para a era dos VE
Assumindo-se como um produto inequívoco da era VE, o design interior foi libertado pela plataforma E-GMP da Kia (concebida especificamente para veículos elétricos), que oferece mais espaço em comparação com os VE anteriores da marca, todos eles baseados na
arquitetura de modelos já existentes. O design interior do EV6 revela assim uma utilização inovadora do espaço, criando uma experiência de bordo e de condução única.

Um dos elementos mais surpreendentes do habitáculo é um ecrã curvo AVN (Audio, Vídeo, Navigation) de alta-definição e dotado de alta tecnologia. A linguagem de formas muito simples deste amplo ecrã e do elegante tablier oferecem uma sensação de amplitude. Estendendo-se desde o volante até ao centro do veículo, o painel de instrumentos surge em frente ao condutor, situando-se os comandos dos sistemas de infotainment e de navegação acima da consola central. A largura do ecrã cria uma experiência imersiva para o condutor, ao mesmo tempo que o reduzido número de botões físicos oferece uma experiência de condução descomplicada e relaxante.

Sob o ecrã AVN, os passageiros encontram os comandos dos sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado (com botões táteis) e, imediatamente abaixo, o tablier inclina-se na direção da parte dianteira, oferecendo uma sensação de espaço e abertura aos ocupantes dos bancos da frente.

Os bancos são leves e contemporâneos, e encontram-se revestidos com tecidos modernos, visualmente apelativos e robustos, criados a partir de plástico reciclado, gerando uma sensação de amplitude ainda maior no habitáculo.

O EV6 será apresentado no corrente mês de março, num evento online dedicado.

Sobre a Kia Portugal
A Kia é representada em Portugal pela MCK Motors – Importação e Comércio Automóvel, empresa do Grupo Bergé Auto, um dos maiores distribuidores do setor automóvel na Europa e na América Latina, com mais de 2,3 milhões de automóveis vendidos desde 1979. Com uma profunda experiência no mercado, a Kia Portugal conta com mais de 70 pontos de contato com o público em todo o país, entre pontos de venda e de após venda.
Para mais informações, visite o site www.kia.pt. Conheça o Kia Vibe, o Concessionário Digital da Kia Portugal em www.kiavibe.pt

Sobre a Kia Europe
A Kia Europe é o departamento europeu de vendas, marketing e após-venda da Kia Corporation. Com sede em Frankfurt, na Alemanha, cobre 39 mercados na Europa e no Cáucaso.

Sobre a Kia Corporation
A Kia (www.kia.com) é uma marca de mobilidade que opera à escala global e cuja visão é criar soluções de mobilidade sustentáveis para os consumidores, comunidades e sociedades de todo o mundo. Fundada em 1944, a Kia fornece soluções de mobilidade há
mais de 75 anos. Com 52 000 colaboradores à escala mundial, presença em mais de 190 mercados e unidades de produção distribuídas por seis países, a empresa vende atualmente cerca de três milhões de automóveis por ano. A Kia ocupa um lugar de vanguarda na popularização dos automóveis eletrificados e elétricos a bateria, ao mesmo tempo que desenvolve um leque crescente de serviços de mobilidade, incentivando assim milhões de pessoas em todo o mundo a explorar as melhores formas de ir mais além. O slogan de marca da empresa, “Movement that inspires”, reflete o empenho da marca em inspirar o consumidor através dos seus produtos e serviços.
Para mais informações, visite o Kia Global Media Center, em www.kianewscenter.com

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin