“Movement that inspires”: Kia apresenta novo propósito de marca e estratégia futura

1

A Kia forneceu novos detalhes do seu novo propósito de marca e das suas ambições para o futuro, numa apresentação digital hoje realizada. Apoiada por um novo slogan, “Movement that inspires” (em português “Movimento que inspira”), a Kia revelou mais sobre uma estratégia que catapultará a marca para além do seu papel de fabricante de automóveis, lançando-a na criação de soluções de mobilidade sustentável para os clientes.

Para assinalar a quebra com o seu tradicional modelo de negócio, orientado pelo fabrico de automóveis, a Kia anunciou ainda a adoção de uma nova designação corporativa. Ao retirar a palavra “Motors” do seu nome (até aqui “Kia Motors Corporation”), a Kia expandir-se-á para áreas de negócio novas e emergentes através da criação de produtos de mobilidade e serviços inovadores que melhorarão a vida quotidiana dos clientes.

Ho Sung Song, Presidente e CEO da Kia Corporation, comenta: “Na Kia, acreditamos que o transporte, a mobilidade e o movimento constituem direitos humanos. A nossa visão é criar soluções de mobilidade sustentáveis para consumidores, comunidades e sociedades à escala global. Hoje, através do lançamento do nosso novo propósito de marca e da nossa nova estratégia para o futuro, começámos a colocar essa visão em prática”.

O “New Kia Brand Showcase” pode ser visto no nosso canal do YouTube: aqui.

O novo propósito de marca e a nova assinatura da Kia: “Movement that inspires”

A assinatura agora adotada pela Kia, “Movement that inspires”, é introduzida como ponto fulcral de um manifesto de marca que reflete o novo propósito da Kia de inspirar os consumidores através não só de produtos e serviços, mas também da respetiva experiência de marca.

Nesse novo propósito de marca sobressai a ideia de que o movimento está na génese do desenvolvimento humano. É o movimento que permite às pessoas ver novos lugares, conhecer novas pessoas e ter novas experiências. Essa ligação é a essência da nova marca da Kia: promover o progresso humano fornecendo habitáculos inovadores, novos produtos aliciantes e serviços úteis e relevantes que inspirem os clientes e lhes proporcionem mais tempo para fazerem aquilo de que gostam.

Artur Martins, Senior Vice President e Global Brand & Customer Experience Director da Kia, refere: “O movimento é algo que sempre esteve na essência da nossa marca, e movimentar pessoas sempre foi a parte fulcral do nosso negócio. O movimento ajuda a Humanidade a progredir, melhorar e evoluir constantemente. É por isso que, na Kia, acreditamos que o movimento inspira ideias”.

A Kia está presente na indústria do “movimento” há mais de 75 anos, tendo começado por criar a primeira fábrica de bicicletas da Coreia, e depois por produzir motociclos e carrinhas de entregas. Hoje, é um dos maiores fabricantes de automóveis à escala global, fornecendo viaturas de passageiros de alto valor a milhões de pessoas de todo o mundo.

Com o seu novo propósito de marca, a Kia irá ao encontro das expectativas dos clientes quanto à forma como estes se movimentam, que se pautam por mudança permanente, e ao impacto que esse movimento tem no mundo que os rodeia. Cada vez mais, os consumidores procuram formas de transporte flexíveis, ambientalmente conscientes e integradas.

A nova estratégia de marca da Kia é não só corresponder – e moldar – essas expectativas em constante mudança, desenvolvendo uma gama de produtos e serviços que correspondam às necessidades dos clientes nos diferentes mercados espalhados pelo mundo. Essa estratégia vai produzir a um conjunto mais amplo de produtos e serviços de mobilidade ambientalmente conscientes que correspondam à crescente procura de soluções de mobilidade flexíveis, personalizáveis e individualizadas, facultadas através de dados e novas tecnologias.

A visão global da Kia Corporation em matéria de mobilidade sustentável

2

Refletindo a sua visão mais ampla no que respeita à mobilidade, a Kia anunciou hoje a sua nova designação corporativa, à medida que se expande para novas áreas de negócio com vista à promoção da mobilidade sustentável. Ao retirar a palavra “Motors” do seu nome, a Kia adota uma designação que revela todo o seu empenho na estratégia de negócio de longo prazo “Plano S”. Anunciado em 2020, este plano tem como visão a liderança da indústria da mobilidade do futuro, alargando os seus negócios de forma a abrangerem veículos elétricos, soluções e serviços de mobilidade, veículos construídos para fins específicos, entre outros. Simultaneamente, a Kia adotará práticas de produção mais sustentáveis, através da utilização de energias limpas e de materiais recicláveis.

A marca está a investir fortemente na popularização dos veículos elétricos a bateria (BEV) e planeia reforçar a sua gama de produtos global com a introdução de sete novos modelos desse tipo até 2027. Estes novos modelos incluirão hatchbacks/fastbacks, SUV e MPV, de diversos segmentos, todos eles equipados com tecnologia líder que lhes assegurará uma grande autonomia e carregamentos de alta velocidade, graças à nova Plataforma Modular Elétrica-Global (E-GMP) do Hyundai Motor Group.

A Kia está também a desenvolver uma gama de Veículos para Fins Específicos (PBV), destinada aos seus clientes empresariais. Estas viaturas especializadas terão como base plataformas “skateboard” flexíveis, com carroçarias modulares concebidas para irem ao encontro das necessidades de mobilidade específicas de um amplo leque de clientes empresariais e de frotas. As parcerias com empresas como a Canoo e a Arrival farão com que os PBV da Kia consigam oferecer diferentes carroçarias montadas sobre uma plataforma “skateboard” modular integrada e adaptadas aos requisitos funcionais dos utilizadores a que se destinam.

Prevê-se que a procura por PBV venha a aumentar cinco vezes até 2030, devido ao crescimento rápido e sustentado do comércio eletrónico e dos serviços de car-sharing. Os PBV adaptados da Kia que incidirão particularmente nas necessidades dos clientes empresariais e de frotas serão, por exemplo, destinados a esquemas de car-sharing, carrinhas de caixa baixa para logística e veículos de entregas.

A mudança na designação corporativa da empresa significa também uma transformação na cultura de trabalho da sua organização. O presidente Song esclarece: “A mudança da nossa designação corporativa e do nosso logótipo não constitui apenas uma melhoria de cosmética. Ela representa a nossa abertura para novos horizontes e a nossa dedicação a novos e emergentes negócios que vão ao encontro e excedam a diversidade de expectativas dos nossos clientes em todo o mundo. E, mais importante ainda, representa uma adaptação da nossa cultura de trabalho, no sentido de fomentar a criatividade de todos os nossos funcionários e de criar um ambiente de trabalho inspirador”.

Desenvolvimento de serviços de mobilidade amigos do ambiente

Outro objetivo estratégico no âmbito do “Plano S” é a diversificação do negócio da Kia, no sentido de disponibilizar serviços de mobilidade amigos do ambiente e centrados na condução elétrica e autónoma em grandes cidades do globo.

Além disso, a Kia está a aumentar fortemente as suas colaborações e parcerias com empresas de soluções de mobilidade globais, diversificando a sua oferta de serviços de mobilidade em regiões estratégicas para o mercado global. Em 2018, a marca investiu na Grab, a maior plataforma de serviços de transporte de passageiros, entrega de comida e soluções de pagamento do Sudeste Asiático. Em março de 2019, a Kia investiu na Ola, empresa indiana que fornece diversos tipos de serviços de mobilidade, entre os quais a partilha de viaturas entre utilizadores (P2P ridesharing), plataformas de transporte de passageiros, táxis e entrega de comida.

A Kia está também a estabelecer outros serviços de mobilidade, como é o caso da WiBLE, uma joint venture com a Repsol (a maior empresa espanhola do ramo da energia) que fornece serviços de partilha de viaturas na cidade de Madrid. Lançada em setembro de 2018, a WiBLE disponibiliza 500 Kia Niro Híbridos Plug-in (PHEV) através de um método de flutuação livre que permite aos utilizadores alugar e devolver automóveis livremente na área abrangida pelo consórcio. A WiBLE continua hoje a ser um dos esquemas de mobilidade partilhada de maior sucesso na Europa, com mais de 130.000 membros registados desde o seu lançamento. Um novo serviço, o KiaMobility, foi também lançado em diversos pontos de Itália e da Rússia em setembro de 2020, acelerando a transição da nossa empresa para a sua nova condição de fornecedora de soluções de mobilidade. O KiaMobility será introduzido em diversos novos mercados nos próximos anos.

Brevemente: primeiro BEV dedicado da Kia e uma nova filosofia de design

O primeiro BEV de última geração da Kia será apresentado no primeiro trimestre de 2021, dando corpo à mudança de foco da Kia para a eletrificação. Baseando-se na nova tecnologia E-GMP, este BEV apresentará um design inspirado nos crossovers, ao mesmo tempo que oferecerá uma autonomia de 500 km e um tempo de carregamento de alta velocidade inferior a 20 minutos. Será também o primeiro modelo destinado ao mercado global a apresentar o novo logótipo Kia.

Com a sua gama crescente de BEV, a Kia aponta para uma quota do mercado global deste tipo de veículos na ordem dos 6,6% até 2025, que deverão corresponder a um volume de vendas anuais globais de 500.000 unidades até 2026.

Nas próximas semanas, a marca revelará igualmente mais informações sobre a orientação de design dos seus produtos e serviços futuros, segundo uma nova filosofia de conceção que reflete a transformação da marca.

Karim Habib, Senior Vice President e Diretor do Kia Global Design Center, explica: “Queremos que os nossos produtos proporcionem uma experiência instintiva e natural, que possa melhorar a vida quotidiana dos nossos clientes. O nosso objetivo é conceber uma experiência física da nossa marca e criar automóveis elétricos originais, criativos e aliciantes. As ideias dos nossos designers e o propósito da nossa marca estão mais sintonizados que nunca, naturalmente colocando sempre os clientes no centro de tudo aquilo que fazemos”.

3

4

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin