O novo Sportage: um SUV pioneiro, concebido e desenvolvido para a Europa

Primeira versão específica para a Europa na história de 28 anos do Sportage
Nova versão híbrida plug-in, oferece elevada eficiência e condução 100% elétrica, isenta de emissões
Inspirado pela Natureza, o design do novo Sportage assume uma forma fluída, ousada, sofisticada e orgânica
Interior de vanguarda tecnológica, com ecrã digital integrado curvo e centrado no condutor
Os visitantes da edição deste ano da IAA Mobility (que se realiza entre 7 a 12 de setembro) poderão encontrar o Kia Sportage na Odeonsplatz, em Munique
O lançamento em Portugal está previsto para o 1º Trimestre de 2022

IMG 20210901 WA0000

A Kia Europe revelou hoje o novo Sportage concebido para a Europa, um modelo cuidadosamente trabalhado no sentido de estabelecer novas referências no segmento dos SUV deste continente. O novo Sportage combina um design exterior elegante, mas musculado e moderno, com um interior premium de vanguarda, onde se destaca o monitor integrado, curvo e de linhas marcantes, no qual o condutor pode aceder à mais moderna tecnologia de conectividade.

Desenvolvido com base numa nova arquitetura, o Sportage beneficia de um programa de engenharia tecnológica focado na Europa, através do qual foi possível conceber uma distância entre eixos otimizada, a par de dimensões e proporções ideais para as estradas do chamado “Velho Continente”. Esta abordagem meticulosa ajudou a criar um SUV perfeitamente adaptado às exigências dos clientes europeus, reforçando o seu carácter prático e facilidade de utilização no quotidiano. Este conjunto inovador e feito à medida resultou também num aumento substancial da capacidade de carga, do espaço para a cabeça e para as pernas – que é o melhor da sua classe – em relação ao Sportage anterior.

Os grupos motopropulsores híbridos vêm expandir ainda mais as capacidades do Sportage europeu, além de reduzirem substancialmente as emissões, ao mesmo tempo que aumentam a economia de combustível. A avançada versão híbrida plug-in (PHEV), por seu turno, representa outra estreia neste modelo, proporcionando uma condução em modo exclusivamente elétrico isenta de emissões e uma autonomia capaz de corresponder à maioria das deslocações do quotidiano, nomeadamente percursos entre casa e o trabalho e idas às compras. Também estão disponíveis motores de combustão interna “limpos” de última geração (gasolina e diesel), em várias versões de consumo e potência, que tornam o Sportage um automóvel totalmente abrangente no mercado europeu.

Com o objetivo de criar uma experiência de condução dinâmica, envolvente e ideal para as estradas da Europa, o novo Sportage estreia numerosos avanços tecnológicos altamente inovadores. Uma nova geração do Controlo Eletrónico da Suspensão (ECS) proporciona o conforto ideal e níveis de segurança superiores em todas as situações, graças ao controlo do amortecimento em tempo real. O novo Terrain Mode, por seu turno, confere ao Sportage a capacidade de se movimentar com agilidade em pisos mais exigentes, como neve, lama e areia, alargando o leque de opções de lazer aos condutores mais aventureiros.

O novo Sportage também abre novos caminhos no que se refere à segurança ativa e passiva, apresentando sistemas de alta tecnologia DriveWise. Entre estes, destaca-se o mundialmente aclamado e abrangente pacote de Sistemas Avançados de Assistência à Condução (ADAS) da Kia.

A nova gama europeia é um elemento essencial da 5ª geração da família mundial Sportage, cujo primeiro modelo, uma versão com distância entre eixos longa, foi apresentado em julho.

“O novo Sportage foi cuidadosamente concebido, desenvolvido e aperfeiçoado especificamente para a Europa, alargando fronteiras e estabelecendo novas referências no segmento dos SUV”, explica Jason Jeong, Presidente da Kia Europe.

“Com o seu design exterior vanguardista e o seu interior pioneiro, este modelo conjuga uma presença dinâmica no exterior com um habitáculo centrado no condutor e deveras luxuoso, que é um dos melhores da sua classe e beneficia dos mais recentes avanços tecnológicos”.

“O novo Sportage usufrui ainda de tecnologias avançadas de eletrificação do grupo motopropulsor, constituindo-se como uma gama de automóveis híbridos eficientes e amigos do ambiente, capazes de ir ao encontro de todas as necessidades dos clientes. Com zero emissões em modo exclusivamente elétrico, o novo Sportage híbrido plug-in sublinha ainda mais a missão da Kia de acelerar a mobilidade sustentável em toda a Europa,” acrescenta Jeong.

Impacto visual instantâneo
Uma nova identidade de design, baseada numa filosofia arrojada
O exterior do novo Sportage estabelece novas fronteiras ao nível do design, que fazem dele uma presença incontornável nas estradas europeias.
As suas linhas tensas e nítidas fluem ao longo da sofisticada carroçaria, amplificando os requintados traços definidores. Simultaneamente, as superfícies “limpas”, mas musculadas, juntam-se às formas intrincadas para conferir a este SUV uma presença dinâmica e assertiva na estrada.

Revelada este ano, e prontamente aclamada nos meios especializados, a nova linguagem de design da Kia, “Opostos Unidos” (do inglês “Opposites United”) está no coração deste Sportage, influenciando todos os aspetos da sua aparência e carácter.

Esta filosofia, ousada e inspiradora de novas ideias, assenta em cinco pilares: Joy for Reason (Alegria pela Razão), Power for Progress (Potência para Progredir), Technology for Life (Tecnologia para a Vida), Tension for Serenity (Tensão para a Serenidade) e Bold for Nature (Ousadia pela Natureza). Este último pilar influenciou profundamente o design do novo Sportage, incorporando o mundo natural e criando uma identidade de design que assume uma forma emotiva e moderna, mas orgânica.

Na parte dianteira, o novo Sportage apresenta formas precisas e intrincadas, com a grelha preta repleta de pormenores a estender-se a toda a sua largura. O design técnico congrega os principais elementos da dianteira do novo Sportage, conferindo-lhe um aspeto apelativo. A moderna e emblemática grelha “Nariz de Tigre” da Kia está ligada às características e futuristas DRL (luzes de circulação diurna) LED, em forma de bumerangue. Estas, por sua vez, criam linhas divisórias sólidas para os faróis dianteiros Matrix LED, também conhecidos por sistema de iluminação dianteira inteligente.

Numa homenagem ao legado de SUV deste modelo, o perfil do novo Sportage gera uma presença entusiasmante na estrada, com linhas prolongadas que rasgam as superfícies “limpas” e requintadas da carroçaria, onde os volumes contrastantes se fundem de forma suave.

Representando outra estreia na gama do Sportage para a Europa, um tejadilho preto está agora disponível, ajudando a acentuar o aspeto desportivo e a destacar o arquitetonicamente dinâmico pilar C. A nova linha de cintura cromada eleva-se na direção da traseira, criando linhas harmoniosas que se conjugam com as do spoiler traseiro, o qual reforça ainda mais o carácter desportivo deste modelo.

O Sportage europeu mantém a forte presença na estrada do modelo original, com um design traseiro musculado e linhas que se precipitam abruptamente para as luzes traseiras, as quais foram trabalhadas no sentido de parecerem embutidas na carroçaria. As luzes traseiras em forma de lâmina estão ligadas por uma fina linha horizontal, conferindo ao Sportage um aspeto especialmente amplo quando visto de trás.

Dependendo da especificação e da versão, o novo Sportage apresenta jantes de liga leve de 17, 18 ou 19 polegadas, com seis modelos, cores e acabamentos à escolha.

IMG 20210901 WA0001

Espaço interior com tecnologia de ponta
Cuidadosamente preparado, o habitáculo conjuga a tecnologia avançada com o estilo contemporâneo
O interior do novo Sportage oferece ousadia no carácter, suavidade nas formas e inovação na tecnologia, gerando um espaço direcionado para o condutor assumidamente tecnológico. O habitáculo foi cuidadosamente preparado de forma a conjugar a tecnologia de vanguarda com equipamentos luxuosos, materiais da mais alta qualidade e um estilo atual.

No centro do moderno habitáculo do novo Sportage, evidencia-se um monitor integrado, dominando por linhas curvas, com ecrã tátil e saídas de ventilação desportivas. Este grande ecrã estende-se com amplitude, conferindo ao cockpit uma sensação de maior largura e profundidade.

O ecrã tátil de alta tecnologia, com 12,3 polegadas, e o avançado controlador integrado atuam como centro nevrálgico para as necessidades do condutor e dos passageiros em termos de conectividade, funcionalidade e facilidade de utilização. Ambos os sistemas foram criados de forma a serem fáceis de usar, altamente intuitivos e sensíveis ao toque. O painel de instrumentos, de 12,3 polegadas, está equipado com um ecrã LCD TFT de última geração, que se destaca pela grande precisão e nitidez de imagem. A conectividade avançada e segura do novo Sportage permite-lhe beneficiar de atualizações remotas de software e mapas. Igualmente avançado, o software de conectividade deste modelo proporciona aos utilizadores a possibilidade de se ligarem remotamente ao seu sistema através da aplicação para smartphones Kia Connect. A tecnologia interativa e intuitiva também oferece acesso às mais importantes funcionalidades de bordo, tais como os Kia Live Services, a navegação online, o reconhecimento de voz online e a integração do calendário a partir do smartphone. A Kia Connect App proporciona aos utilizadores uma paz de espírito total: basta um simples toque para verificarem se o seu Sportage está trancado ou as janelas se encontram fechadas. Ou, ainda, a informação do local exato onde estacionaram o seu SUV.

A consola central ergonómica foi idealmente posicionada para o condutor e o passageiro dianteiro, oferecendo espaços de arrumação, comandos facilmente acessíveis, suportes para copos e botões sensíveis ao toque, estes últimos colocados num plano mais elevado, junto ao monitor da caixa de velocidades. Ao mesmo tempo, uma consola para smartphones oferece um carregamento sem fios de alta velocidade, com 15 W.

Os materiais de primeira qualidade com superfície suave são uma constante em todo o habitáculo, que se transforma num espaço pleno de boas vibrações e energia graças a um conjunto de opções de cores dinâmicas. Os bancos do condutor e do passageiro dianteiro combinam inovação e conforto, num design desportivo e elegante.

Conjugando carácter prático, funcionalidade e versatilidade, o inteligente espaço interior do Sportage europeu tem como base uma distância entre eixos compacta de 2680 mm, uma largura de 1865 mm, um comprimento de 4515 mm e uma altura de 1645 mm. Tal resultou num conjunto que abre novas perspetivas em termos de espaço para as pernas, espaço para
a cabeça e capacidade de carga. Os passageiros da segunda fila de bancos podem contar com um espaço para as pernas de 996 mm e um espaço para a cabeça de 998 mm. A capacidade de carga cifra-se nos 591 litros (VDA) mas, para maior comodidade, pode ser aumentada para os 1780 litros, bastando para tal alterar a disposição dos bancos, rebatíveis a 40:20:40.

Totalmente envolvente, o som surround do habitáculo é assegurado pelo sistema de alta fidelidade Harman Kardon, cujas credenciais na indústria automóvel dispensam apresentações.

O novo Sportage europeu também está disponível com um design ainda mais desportivo e dinâmico, que acentua toda a sua natureza plena de energia. Trata-se da versão GT-line, que tira o máximo partido das suas apelativas linhas de SUV crossover, disponibilizando cores da carroçaria vívidas e divertidas. No seu interior, encontramos fortes contrastes entre o preto e o branco, que proporcionam um ambiente vivo e desportivo.

IMG 20210901 WA0002

Grupos motopropulsores avançados
O coração do novo Sportage europeu é sinónimo de eficiência, potência e performance
O novo Sportage será lançado com uma abrangente gama de motorizações potentes, eficientes e com grande prontidão de resposta, onde se incluem as mais modernas tecnologias de sistemas híbridos elétricos, bem como motores de combustão interna “limpos”, a gasolina ou diesel, de última geração.

Logo a partir da primeira fase do seu desenvolvimento, este modelo foi concebido para abraçar as mais recentes tecnologias de propulsão eletrificadas, tornando-se assim um dos SUV com consumos mais eficientes do mercado. Alicerçando-se numa arquitetura avançada que abrange as inovações em matéria de eletrificação das motorizações, tanto a versão híbrida (HEV) como a versão híbrida plug-in (PHEV) do novo Sportage europeu oferecem um pacote SUV declaradamente amigo do ambiente.

A organização do espaço destas versões HEV e PHEV foi meticulosamente pensada para evitar sacrifícios em termos de espaço para os passageiros e para a carga. No caso do HEV, o conjunto de bateria está localizado sob a segunda fila de bancos, resultando num espaço para as pernas igual ao das versões do Sportage equipadas com motor de combustão. Na versão PHEV, vamos encontrar a bateria de alta tensão a meio caminho entre os dois eixos, na parte inferior da carroçaria, o que garante uma distribuição do peso equilibrada e um espaço interior prático, confortável e versátil.

O Sportage PHEV está equipado com o premiado motor de combustão 1.6 T-GDi da Kia e com um motor elétrico de ímanes permanentes de 66,9 kW, acompanhados de um conjunto de bateria de polímero de iões de lítio de 13,8 kWh. No seu conjunto, este grupo motopropulsor oferece uma potência total de 265 cv, 180 dos quais originários do motor de combustão.

O conjunto de bateria do Sportage PHEV, que se conta entre os mais modernos do mercado, apresenta uma unidade de gestão da bateria de alta tecnologia que monitoriza constantemente o estado da bateria, incluindo fatores como a corrente, a tensão, o isolamento e o diagnóstico de avarias. Possui também uma unidade de monitorização das células, que mede e verifica a tensão e a temperatura.

A versão HEV do Sportage beneficia também do motor de combustão 1.6 T-GDi da Kia, que oferece 180 cv de potência, para além de um motor elétrico de ímanes permanentes de 44,2 kW e de uma bateria de polímero de iões de lítio de 1,49 kWh. A potência total deste grupo motopropulsor do Sportage HEV é de 230 cv.

O novo motor 1.6 T-GDi também está disponível na gama do novo Sportage inserido num sistema semi-híbrido (MHEV), concebido para diminuir as emissões e otimizar os baixos consumos. Combinando uma eficiência aperfeiçoada com uma performance desportiva, este motor gera uma potência de 150 ou 180 cv. Trata-se de uma unidade de quatro cilindros, que oferece uma maior eficiência de consumo através de um processo de combustão novo e otimizado, de tecnologias de arrefecimento e de medidas fundamentais de redução da fricção, com destaque para um avançado sistema de gestão térmica integrado e para a utilização de um rolamento de esferas de baixo atrito.

Também incluído no alinhamento do novo Sportage europeu à data do seu lançamento está o motor 1.6 diesel, de baixas emissões. Disponibilizando opções de potência de 115 ou 136 cv, esta unidade propulsora “limpa” conta com a mais avançada tecnologia SCR de controlo ativo das emissões, limitando elementos poluentes como os NOx e as partículas. A versão de 136 cv está disponível com tecnologia MHEV, a qual reforça ainda mais a redução das emissões e o aumento da eficiência do novo Sportage europeu.

O motor 1.6 T-GDi pode ser combinado com uma caixa automática de 7 velocidades com dupla embraiagem (7DCT) ou com uma caixa manual de 6 velocidades (MT). Por seu turno, as versões 1.6 diesel (com ou sem tecnologia MHEV adicional) podem ser conjugadas ou com uma caixa manual de 6 velocidades inteligente (iMT) ou com a 7DCT.

Todas as versões do Sportage europeu estão equipadas com a tecnologia Idle Stop-and-Go (ISG) da Kia, que desliga o motor de combustão quando o veículo está parado, garantindo assim ainda mais poupança de combustível e menores emissões. O ISG pode ser comandado através da utilização da tecnologia ADAS da Kia, que antevê o percurso para determinar se e em que altura este sistema deve ser ativado, por exemplo quando o veículo se aproxima de um sinal de “stop” ou de um cruzamento. Esta combinação evita situações em que o motor é desligado e depois ligado desnecessariamente, para além de manter o condutor sempre informado do estado atual do sistema.

Condução ideal em todos os cenários
O Sportage europeu beneficia do novo Terrain Mode e do igualmente novo ECS
Com base na nova arquitetura N3 da Kia, todos os elementos do novo Sportage foram concebidos e desenvolvidos no sentido de melhorar o estatuto premium deste SUV.

Pela primeira vez na história do Sportage, surge o Terrain Mode, uma função desenvolvida a pensar nos condutores que anseiam por aventuras e atividades de lazer ao ar livre. Beneficiando da mais avançada tecnologia, este Terrain Mode ajusta automaticamente as definições do Sportage, de forma a proporcionar dinâmica de condução ideal em qualquer tipo de piso, nomeadamente neve, lama ou areia.

Com o Terrain Mode desativado, o Sportage assume o Drive Mode, que permite ao condutor escolher entre os modos Comfort, Eco ou Sport. Para maior comodidade e segurança, todos os modos de condução são exibidos no painel de instrumentos digital de alta resolução.

A nova plataforma influenciou também fortemente as características de condução do novo Sportage, combinando o requinte, a estabilidade e o conforto com uma manobrabilidade ágil e dinâmica. Por seu turno, o avançado sistema de direção e suspensão foi meticulosamente ajustado de modo a contribuir para a conjugação de todas estas qualidades.

A nova geração do Controlo Eletrónico da Suspensão (ECS) proporciona o conforto ideal e níveis de segurança superiores em todas as situações, graças ao seu controlo permanente do amortecimento em tempo real. Um sistema AWD com controlo eletrónico assegura-se de que a potência é idealmente distribuída entre as rodas dianteiras e traseiras, em função das condições da estrada e das situações de condução, melhorando assim o desempenho do condutor, a segurança e a eficiência.

Tecnologia DriveWise: na vanguarda da segurança
O Sportage está equipado com as mais modernas tecnologias ADAS de segurança ativa e passiva
Com a segurança a assumir-se como uma das principais prioridades no seu desenvolvimento, o Sportage de 5ª geração é um dos automóveis mais fiáveis da sua classe.

Sob o elegante design exterior encontramos uma estrutura da carroçaria reforçada, mas leve, que assegura uma elevada rigidez torsional. Este novo modelo está dotado de diversos equipamentos de retenção e de segurança estrutural, nomeadamente os airbags frontais para o condutor e o passageiro dianteiro, laterais de cortina, dianteiro central e laterais inferiores.

Os aclamados Sistemas Avançados de Assistência à Condução (ADAS), desenvolvidos pela Kia – e também conhecidos pela designação DriveWise –, ajudam o novo Sportage a evitar potenciais perigos, protegendo integralmente todos os ocupantes e também os outros utilizadores da via pública, viagem após viagem. No seu pacote DriveWise ADAS, o novo Sportage conta com a mais moderna versão do Sistema de Assistência à Prevenção de Colisões Frontais, agora dotado de uma função de viragem em cruzamentos que ajuda a
evitar colisões com viaturas que circulem no sentido oposto ao virar à esquerda em cruzamentos.
A Assistência à Condução em Autoestrada (HDA), por seu turno, mantém uma distância e uma velocidade programadas em relação ao veículo da frente durante a circulação em autoestrada, contribuindo também para que o Sportage se mantenha sempre no centro da sua faixa de rodagem. O sistema HDA consegue ainda ajustar a velocidade do veículo de acordo com o limite legal para a estrada em questão.

O Cruise Control Inteligente (NSCC) ajuda o condutor a manter o seu Sportage a uma velocidade segura em autoestrada, recorrendo a dados de navegação em tempo real. O campo de ação do NSCC surge agora expandido para partes das autoestradas onde existam curvas, reduzindo automaticamente a velocidade do veículo quando este se aproxima das mesmas e aumentando-a novamente para o valor antes definido assim que o traçado volta a ser em linha reta.

O novo Sportage europeu conta igualmente com a tecnologia de Assistência Inteligente à Limitação da Velocidade (ISLA), que avisa o condutor sempre que este ultrapassa a velocidade legalmente estabelecida.

Quando o condutor ativa o indicador de mudança de direção para mudar de faixa de rodagem, se existir risco de colisão com um veículo que se aproxime pela parte traseira lateral, o novo sistema de Assistência à Prevenção de Colisões pelo Ângulo Morto (BCA) emite um aviso. Após esse aviso, se o risco de colisão aumentar, o BCA controla ativamente o novo Sportage, para ajudar a evitar uma colisão. O BCA atua igualmente em situações como as manobras de estacionamento em paralelo, tornando ainda mais remota a possibilidade de um acidente com veículos à retaguarda. O Monitor do Ângulo Morto (BVM) também está incluído neste novo Sportage, com o objetivo de aumentar a segurança e a visibilidade do condutor nas mudanças de faixa. Para isso, exibe imagens das partes traseiras laterais do veículo em tempo real no painel de instrumentos.

O Sistema Inteligente de Auxílio Remoto ao Estacionamento (RSPA) permite ao condutor comandar o veículo à distância nas manobras de entrada e saída de um lugar de estacionamento. As manobras de estacionamento são facilitadas também com a adição das funções de monitorização do tráfego à retaguarda (RVM) e do espaço circundante (SVM), que exibem imagens de vídeo em tempo real do veículo e da zona em seu redor.

Lançamento digital e estreia na IAA Mobility
O novo Sportage especificamente europeu foi lançado numa cerimónia digital ao vivo na quarta-feira, dia 1 de setembro, nos canais oficiais da Kia. A apresentação pode ser visualizada em https://www.youtube.com/watch?v=NjKWHj5NLWk.

Este modelo (que inclui uma versão PHEV pioneira) será apresentado fisicamente na primeira exposição IAA Mobility. Os visitantes deste certame, que decorre entre os próximos dias 7 e 12 de setembro em Munique, encontrarão o espaço da Kia na Odeonsplatz.

Em Portugal, o lançamento do novo Kia Sportage está previsto para o 1º Trimestre de 2022.

 

# # #

Sobre a Kia Portugal
A Kia é representada em Portugal pela MCK Motors – Importação e Comércio Automóvel, empresa do Grupo Bergé Auto, um dos maiores distribuidores do setor automóvel na Europa e na América Latina, com mais de 2,3 milhões de automóveis vendidos desde 1979. Com uma profunda experiência no mercado, a Kia Portugal conta com mais de 70 pontos de contato com o público em todo o país, entre pontos de venda e de após venda.
Para mais informações, visite o site www.kia.pt. Conheça o Kia Vibe, o Concessionário Digital da Kia Portugal em www.kiavibe.pt

Sobre a Kia Europe
A Kia Europe é o departamento europeu de vendas, marketing e após-venda da Kia Corporation. Com sede em Frankfurt, na Alemanha, cobre 39 mercados na Europa e no Cáucaso.

Sobre a Kia Corporation
A Kia (www.kia.com) é uma marca de mobilidade que opera à escala global e cuja visão é criar soluções de mobilidade sustentáveis para os consumidores, comunidades e sociedades de todo o mundo. Fundada em 1944, a Kia fornece soluções de mobilidade há mais de 75 anos. Com 52 000 colaboradores à escala mundial, presença em mais de 190 mercados e unidades de produção distribuídas por seis países, a empresa vende atualmente cerca de três milhões de automóveis por ano. A Kia ocupa um lugar de vanguarda na popularização dos automóveis eletrificados e elétricos a bateria, ao mesmo tempo que desenvolve um leque crescente de serviços de mobilidade, incentivando assim milhões de pessoas em todo o mundo a explorar as melhores formas de ir mais além. O slogan de marca da empresa, “Movement that inspires”, reflete o empenho da marca em inspirar o consumidor através dos seus produtos e serviços.
Para mais informações, visite o Kia Global Media Center, em www.kianewscenter.com

 

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin