Potente, ousado e versátil: o novo Kia Sorento

  • O novo Sorento ocupa um lugar central na abrangente gama global de SUV da Kia

  • Design exterior elegante, com um habitáculo de elevada qualidade e alta tecnologia

  • Nova plataforma, adequada a grupos motopropulsores híbridos e híbridos plug-in

  • Maiores índices de espaço e conforto, aliados a uma condução mais entusiasmante

  • Conectividade e sistemas de assistência à condução de próxima geração

  • Já em Portugal com preços desde 47.950€ e com a garantia Kia de 7 anos ou 150 000 km

  • 25 unidades de pré-reservas esgotam em duas semanas

A Kia acaba de introduzir no mercado português a quarta geração do Sorento, o seu emblemático SUV de topo. A estreia acontece com a motorização híbrida HEV e um leque de equipamento e de tecnologia sem precedentes. Mais do que nunca, este SUV representa um verdadeiro concentrado do “estado da arte” técnico da Kia a nível mundial, seja em dotações de conforto, seja em segurança e condução.

O Sorento passa a estar disponível em Portugal com preços a partir de 47.950€ (com campanha de financiamento Santander Consumer Finance) e uma motorização híbrida, que combina um motor 1.6 T-GDi (injeção direta de gasolina turbo) com um conjunto de bateria de polímero de iões de lítio de 1,49 kWh e um motor elétrico de 44,2 kW. Com 230 cv de potência combinada, este grupo motopropulsor eletrificado alia as baixas emissões de CO2 ao elevado nível de prestações, a par de padrões de economia equiparáveis às motorizações diesel.

Elevando os padrões da classe dos SUV médios em termos de espaço, economia de combustível e qualidade, este modelo ocupa um lugar central na renovada gama dos SUV da Kia vendidos à escala global, na qual se incluem também o Stonic, o XCeed e o Sportage.

Emilio Herrera, Chief Operating Officer da Kia Motors Europe, refere: “A evolução do Sorento ao longo dos últimos 18 anos reflete a da própria marca Kia no seu todo. Embora na sua versão inicial, em 2002, fosse um todo-o-terreno utilitário, nesta quarta geração que agora lançamos surge como algo mais aspiracional em todos os seus aspetos. Trata-se de um lançamento importante para a Kia, ainda mais devido ao facto de estarmos também perante a primeira utilização da eletrificação no nosso SUV mais emblemático”.

O seu renovado design exterior, com linhas mais acentuadas, pormenores de alta tecnologia e proporções alongadas, confere-lhe uma presença mais confiante e madura. No que se refere ao interior, o atraente habitáculo apresenta materiais de qualidade premium, tecnologias de ponta no infotainment e um novo design disruptivo.

O novo Sorento marca também a estreia da plataforma de nova geração desenvolvida pela Kia. Conjugada com uma carroçaria maior, para aumentar o espaço de carga, esta plataforma faz deste veículo um dos SUV de três filas mais versáteis e espaçosos do mercado.

A inovadora organização do espaço interior permite ao Sorento receber as novas motorizações eletrificadas “Smartstream” da Kia, tratando-se da primeira vez que a propulsão híbrida é aplicada a este modelo. Como resultado, a geração deste SUV que agora se estreia oferece consumos mais baixos, menos emissões e melhores prestações do que os antecessores.

Este é o Kia com mais equipamento de alta tecnologia de sempre, graças aos avançados sistemas de conectividade, assistência à condução e infotainment. Os seus dois ecrãs digitais gémeos, ergonomicamente colocados, apresentam grafismos inovadores e novas funções de telemática e de conectividade para smartphones.

Assumindo-se como um pilar da gama Kia, o Sorento já vendeu mais de três milhões de unidades desde o lançamento da sua primeira geração, em 2002. Destas, cerca de 300 000 foram adquiridas na Europa.

IMG 20210326 WA0000

Design exterior

Mais confiante, maduro e apelativo
Elegante e moderno, o novo Sorento é o topo da oferta da renovada gama de SUV da Kia, da qual também fazem parte o Stonic, o XCeed e o Sportage. O novo modelo é o resultado de um esforço de design conjunto dos vários centros de design Kia à escala global.

O conceito de “requinte ousado” inspirou os designers da Kia, que procuraram manter o visual robusto das gerações anteriores do Sorento, aplicando, ao mesmo tempo, um maior grau de requinte e elegância, sem esquecer um sentido de linhas desportivas. A carroçaria revela linhas e relevos bem definidos, consideravelmente mais evidentes do que no modelo anterior, cujas arestas eram mais arredondadas. Os pormenores geométricos mais contemporâneos e as proporções alongadas projetadas para a traseira resultam num design mais confiante, maduro e atraente do que nunca.

A dianteira revela uma nova interpretação da emblemática grelha “nariz de tigre” da Kia, que surge mais ampla, envolvendo os faróis. Estes incluem agora novas luzes diurnas LED com uma assinatura de luz “olho de tigre” que acentua os contornos de todo o design frontal. Esta aparência mais ousada e assertiva é complementada por uma entrada de ar inferior, retangular e ampla, delimitada por defletores de ar em forma de asas, que distribuem o ar em redor do veículo. O rebordo do para-choques, mais afilado, é conjugado com um resguardo inferior, reforçando o visual robusto. O novo Sorento tem 1900 mm de largura, sendo 10 mm mais amplo do que o Sorento de geração anterior.

De perfil, verifica-se que as proporções do Sorento foram subtilmente adaptadas, para fazê-lo parecer mais longo. Em termos de comprimento, é 10 mm maior do que o seu antecessor (situando-se agora nos 4810 mm), embora com vãos dianteiros e traseiros mais curtos. O comprimento adicional encontra-se na distância entre eixos (fruto da nova plataforma utilizada), que aumentou 35 mm, para os 2825 mm. Este fator altera discretamente o aspeto do Sorento, fazendo-o parecer mais comprido e “mais rápido” apesar de ser 10 mm mais alto do que o anterior. O comprimento do capô foi igualmente prolongado, com os pilares A a recurem 30 mm em relação ao eixo dianteiro. A extremidade traseira do capô envolve os guarda-lamas dianteiros, transformando-se numa linha definidora única e forte que se prolonga pelas partes laterais e mergulha nas luzes traseiras.

Desde logo reconhecível como sendo um Sorento, este modelo mantém o característico pilar D amplo, a carroçaria de grandes painéis e o revestimento das cavas das rodas que sempre marcaram a sua imagem ao longo das gerações anteriores. Nesta nova geração, adota ainda características de design de outros Kia mais recentes, incluindo uma nova forma dinâmica no pilar C e superfícies da carroçaria com linhas bem definidas e relevos acentuados.

O Sorento destaca-se ainda pelas novas luzes traseiras verticais, que se prolongam pela parte lateral da carroçaria. Os contornos mais definidos na área posterior estabelecem uma coerência clara com o estilo retilíneo e técnico da dianteira, com planos horizontais que reforçam a aparência mais larga e imponente. Um friso no para-choques inferior desportivo remete para o aspeto dos veículos com dupla saída de escape e, tal como acontece na parte dianteira, monta um resguardo inferior para reforçar a sua imagem robusta de SUV. O Sorento de quarta geração segue outros modelos recentes da Kia, como o ProCeed, ao apresentar orgulhosamente o seu nome na parte central da porta da bagageira. Um spoiler integrado de forma subtil esconde o limpa-vidros traseiro, resultando num design mais escorreito, ao mesmo tempo que proporciona ao condutor uma melhor visibilidade traseira.

O novo Sorento está disponível no mercado português com uma gama de 10 cores exteriores e jantes de liga leve de 19 polegadas.

IMG 20210326 WA0001

Design Interior

Habitáculo atraente e luxuoso, com materiais de qualidade premium e tecnologia inovadora

O interior do Sorento de quarta geração representa a entrada numa nova era em termos de qualidade e design dos habitáculos da Kia. Em relação à primeira geração, que oferecia aos ocupantes um espaço prático, robusto e pleno de utilidade, esta nova versão vem acrescentar algo de mais apelativo, cativante e confortável.

Tratando-se de um dos espaços interiores de maior qualidade encontrados até hoje num automóvel da Kia, o habitáculo intuitivo e orientado para a tecnologia do novo Sorento apresenta materiais de qualidade superior, acompanhados do mais moderno infotainment. Ao mesmo tempo, conserva os espaços amplos e a versatilidade que caracterizam todas as gerações, desde há 18 anos.

O atraente habitáculo apresenta um design sofisticado de última geração, organizado em redor de dois mostradores digitais gémeos que dominam o tablier. O painel de instrumentos digital, de 12,3 polegadas, é complementado por um ecrã tátil de 10,25 polegadas para os sistemas de infotainment e navegação, situado no centro do tablier. As informações são assim exibidas sempre de forma clara e na linha de visão do condutor, gerando ao mesmo tempo uma inovadora sensação de wide-screen. As muitas funções do veículo podem igualmente ser comandadas através de novos botões táteis dispostos nos dois lados do ecrã, tal como acontece num painel dedicado para o controlo do ar condicionado. O ponto focal do tablier são as apelativas grelhas verticais do sistema de ventilação, com o seu efeito cromado que se prolonga pela consola central.

O habitáculo do novo Sorento integra ainda, sempre de forma pouco intrusiva, uma vasta gama de outras tecnologias, tais como o sistema de iluminação ambiente, que emite uma suave luz descendente a partir do tablier e do revestimento das portas, gerando uma sensação de sofisticação e amplitude. Na base da consola central encontra-se também um carregador sem fios para telemóveis, ao passo que um potente sistema de som surround da marca BOSE® garante uma experiência sonora mais envolvente.

A qualidade dos materiais foi igualmente melhorada, com as superfícies interiores a revelarem uma conjugação de elementos decorativos metalizados, estofos em pele e superfícies em relevo com efeito cetim. Aplicados por todo o habitáculo, incluindo no tablier, estes elementos conferem uma aparência e um ambiente mais sofisticados. Na Europa, o Sorento será disponibilizado com estofos em tecido preto, em pele.

Este modelo disoponibiliza um teto panorâmico que inunda o habitáculo com luz natural. Um sistema de memória integrado permite que dois condutores memorizem as suas posições preferidas para o banco do condutor, os espelhos retrovisores exteriores e o Head-Up Display, bem como as definições da luz interior que lhes garantam maior comodidade. O banco do condutor conta com o Smart Temperature Comfort Control, uma função que aumenta o conforto a bordo ao calcular a diferença entre a temperatura exterior e a temperatura interior desejada, ativando depois o aquecimento do volante e dos bancos, ou a ventilação destes últimos, sempre que necessário. Os ocupantes dos bancos traseiros também não foram esquecidos, podendo contar com entradas de ar específicas para os seus lugares, para além de ar condicionado manual, cortinas protetoras dos raios solares e bancos aquecidos na segunda fila. Os bancos dianteiros também são aquecidos e ventilados.

Organização do espaço e versatilidade

A busca da facilidade de utilização: a nova plataforma que aumenta o espaço e a versatilidade
O novo Sorento baseia-se na plataforma de SUV médio de terceira geração “N3” da Kia, oferecendo um espaço superior para pessoas e carga graças a uma organização do espaço mais inteligente. O resultado é um dos automóveis mais versáteis e espaçosos da sua classe.

A nova plataforma é construída tendo como base uma estrutura de compartimento do motor compacta e vãos dianteiro e traseiro mais curtos, com a distância entre eixos (35 mm mais longa do que no modelo anterior) a proporcionar uma maior amplitude ao habitáculo. Esta característa reforça o design elegante e projetado para trás, mas vai mais longe: a estrutura e o formato da nova plataforma permitem ao Sorento alojar, pela primeira vez, grupos motopropulsores eletrificados.

O conjunto da bateria do Sorento HEV está localizado sob o piso do habitáculo, por baixo do banco do passageiro dianteiro, e não do piso de carga. Como resultado, este SUV oferece um espaço generoso para sete passageiros, bem como uma das maiores capacidades de carga da sua classe, de até 821 litros. Este modelo consegue assim acolher cinco pessoas com todo o conforto, acompanhadas de uma quantidade significativa de bagagem. Com a configuração de 7 lugares, o espaço da bagageira é 32% maior do que o dos seus antecessores, cifrando-se agora nos 179 litros. Destaque ainda para os comandos situados na parede lateral da bagageira, que permitem rebater os bancos da segunda fila remotamente através de um botão.

A nova plataforma do Sorento maximiza o espaço nas três filas, oferecendo maior amplitude para a cabeça, pernas e ombros do que muitos modelos do seu segmento. Em particular, aumenta significativamente o espaço para as pernas dos ocupantes da primeira e segunda fila, bem como o espaço para a cabeça dos ocupantes da terceira fila.

O Sorento foi sempre um modelo popular entre aqueles que procuram bancos práticos na terceira fila, e a nova geração vem facilitar ainda mais a vida desses passageiros. A maior distância entre eixos da nova plataforma faz com que os bancos da segunda fila possam agora deslizar mais 45 mm para a frente, facilitando assim as entradas para a terceira fila, ao mesmo tempo que o espaço para os pés e para as pernas aumenta. Os passageiros da terceira fila podem ainda contar com uma pega incorporada no revestimento do pilar C, que os ajuda a entrar mais comodamentea bordo. Estes ocupantes usufruem de um apoio de braços 100 mm maior, que lhes permite acomodar melhor os cotovelos, para além de oferecer um suporte para copos e uma consola para smartphones.

Motorização HEV

Sorento estreia-se no mundo da eletrificação com novos grupos motopropulsores híbridos e eficientes
O novo SUV da Kia será disponibilizado com propulsão híbrida (que assim se estreia na gama Sorento), oferecendo futuramente uma versão híbrida plug-in.

O Sorento HEV está equipado com o novo grupo motopropulsor “Smartstream”, que conjuga um motor 1.6 T-GDi (injeção direta de gasolina turbo) com um conjunto de bateria de polímero de iões de lítio de 1,49 kWh e um motor elétrico de 44,2 kW. A inteligente organização do espaço, que a nova plataforma veio permitir, possibilitou a montagem do conjunto da bateria sob o banco do passageiro dianteiro, sem ter praticamente impacto no espaço para os passageiros e para as suas bagagens.

Debitando 230 cv e oferecendo um binário de 350 Nm, este grupo motopropulsor eletrificado combina baixas emissões de CO2 com excelentes prestações. O novo motor de 1,6 litros T-GDi apresenta a nova tecnologia de Alteração Contínua do Tempo de Abertura das Válvulas (CVVD), em que o tempo de abertura das válvulas passa a estar dependente das condições de condução, em vez de estar definido para um valor fixo. Esta novidade melhora substancialmente a performance do motor a médias e baixas rotações (em 2 a 3%), ao mesmo tempo que diminui o consumo de combustível em até 3%.

A transmissão de potência está a cargo de um sistema com caixa automática de 6 velocidades, no qual está montado um dispositivo elétrico que permite que as potências geradas pelo motor de combustão e pelo motor elétrico sejam transferidas em paralelo, reduzindo-se assim as perdas de energia para o nível mínimo. O resultado é uma resposta imediata à aceleração, independentemente da velocidade, com acesso direto à potência da bateria quando o veículo circula a velocidades mais elevadas.

O Sorento HEV apresenta um consumo (WLTP/combinado) de 6,7 litros/100 km, enquanto as emissões (WLTP) são de 153 g/km.

Conforto a bordo e condução

Uma condução mais agradável e divertida
A primeira geração do Sorento (2002-2009) tinha como base um chassis de longarinas, que viria a ser substituído por um chassis monobloco na segunda geração (2009-2015). Esta mudança marcou uma mudança assinalável no comportamento do veículo em estrada. Ao ser concebida para maximizar a estabilidade de condução em todas as condições de piso, a nova plataforma representa agora um salto em frente semelhante.

A quarta geração do Sorento oferece uma experiência de bordo ainda mais tranquila e confortável e uma condução com mais diversão e caráter, muito graças à exaustiva reformulação a que foi submetida a suspensão totalmente independente. Os engenheiros da Kia procuraram diminuir o efeito das irregularidades do piso na carroçaria e reduzir o ruído e as vibrações, melhorando ao mesmo tempo o controlo da carroçaria e as respostas da direção em curva. Este objetivo foi alcançado graças a um conjunto de alterações na geometria e à introdução de novos componentes, bem como a melhorias na estrutura do sistema de suspensão. A distância entre eixos, agora 35 mm superior, contribui igualmente para uma melhoria geral do conforto a bordo, enquanto a nova carroçaria – que apresenta uma rigidez torsional em média 4% maior) contribui para a diminuição das vibrações.

Tecnologia

O Kia com mais alta tecnologia de sempre: mais conectividade e funções de infotainment
O Sorento é o automóvel com mais alta tecnologia alguma vez fabricado pela Kia, graças a um conjunto de equipamentos e funções que melhoram o seu desempenho em termos de segurança, conectividade e infotainment. As funcionalidades que este modelo oferece foram concebidas para tornar as viagens mais seguras e descontraídas, sem perder de vista a facilidade de utilização.

O habitáculo incorpora o mais recente sistema de infotainment com ecrã tátil de 10,25 polegadas da Kia, que oferece navegação audiovisual, e um novo painel de instrumentos digital de alta resolução com 12,3 polegadas. Combinados, os dois ecrãs digitais gémeos fornecem informações totalmente claras ao condutor. Permite ao condutor ligar o seu smartphone sem fios, proporcionando uma integração total e sem sobressaltos de smartphones com o Apple CarPlay™ e o Android Auto™.

O sistema de infotainment possibilita o emparelhamento simultâneo de dois smartphones via Bluetooth, que poderão ser utilizados em funções separadas (p. ex. um efetua ou recebe chamadas telefónicas, enquanto o outro reproduz música). O passageiro dianteiro também pode ligar os seus dispositivos móveis com fios, contando com duas entradas de carregamento USB para esse efeito. Por seu turno, os ocupantes dos bancos da 2ª fila podem igualmente contar com duas tomadas USB (integradas na parte traseira dos bancos dianteiros), existindo ainda uma terceira tomada na parte posterior da consola central. Os passageiros da 3ª fila têm também pontos de carregamento à sua disposição, o que significa que todos os sete ocupantes podem manter os seus dispositivos móveis carregados – uma medida perfeita para manter a harmonia a bordo nas viagens mais longas.

O Sorento também está equipado com um Head-Up Display, que projeta as informações importantes para a condução na base do para-brisas, na linha de visão do condutor. Este sistema exibe avisos emitidos pelas diversas tecnologias de assistência ao condutor, informa sobre a velocidade do veículo e fornece instruções de navegação curva a curva.

A porta da bagageira elétrica inteligente facilita a abertura dessa parte do veículo quando se tem as mãos ocupadas com sacos de compras. Para abrir a porta da bagageira automaticamente, o utilizador tem apenas de transportar consigo a smart key do veículo e estar dentro do raio de deteção do sistema. Poderá também escolher a altura até à qual a porta da bagageira abre (abertura parcial ou total), consoante as condições. Por exemplo, um menor espaço de abertura poderá ser ideal para quem não disponha de um amplo espaço em garagem, ou para permitir que as crianças abram ou fechem a porta da bagageira mais facilmente.

Um potente sistema de som surround BOSE®, com 12 altifalantes, proporciona uma experiência áudio mais imersiva para os ocupantes das três filas de bancos. Simultaneamente, a nova função de som ambiente “Sound of Nature”, disponível para alguns mercados, oferece aos ocupantes diversas opções dentro desse tipo de som.

Por último, o sistema de iluminação do habitáculo “Mood Lighting” permite uma personalização ainda maior deste espaço, através da escolha de uma entre sete cores de base predefinidas pelos designers de interiores da Kia, às quais se junta uma gama completa de tonalidades, num total de 64 opções.

Segurança

Tecnologia de assistência ao condutor e classificação Euro NCAP de 5 estrelas.
A nova gama Kia Sorento obteve a classificação máxima (5 estrelas) nos testes da Euro NCAP, o principal organismo independente europeu de testes de segurança. Tal deve-se aos seus elevados níveis de segurança ativa e passiva, bem como à sua aperfeiçoada gama de sistemas de assistência ao condutor. Com efeito, os Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS) da Kia ajudam a minimizar muitos dos perigos e preocupações inerentes à condução, protegendo os ocupantes e os outros utilizadores da via pública em todas as viagens.

A gama de ADAS do novo Sorento inclui a mais recente tecnologia de Assistência à Prevenção de Colisões Frontais (FCA) da Kia, com função de deteção de peões, ciclistas e viaturas. Esta tecnologia deteta igualmente o tráfego em sentido oposto quando se faz uma curva num cruzamento. O Sorento está disponível com Monitor do Espaço Circundante (SVM) e Assistência à Prevenção de Colisões pelo Ângulo Morto (BCA), Assistência Inteligente à Limitação de Velocidade (ISLA), Cruise Control Inteligente com função Stop&Go (SCC) e Curva SCC com base em dados de navegação (NSCC-C), Assistente de Fila de Trânsito (LFA), Aviso de Atenção do Condutor (DAW) e ainda Assistência à Circulação em Autoestrada (HDA).

Este modelo está também equipado com o novo Monitor do Ângulo Morto (BVM) da Kia, que funciona como um “segundo par de olhos” para auxiliar o condutor. Concebido para aumentar a segurança dos ocupantes do Sorento e de outros utilizadores da via pública, este modelo elimina o ângulo morto tanto do lado esquerdo como do lado direito do condutor. Se o condutor acionar os indicadores de mudança de direção para mudar de faixa, encontrando-se presente um veículo não detetável devido ao ângulo morto, o sistema exibe imagens de vídeo de alta resolução no lado esquerdo ou direito do painel de instrumentos TFT-LCD. As imagens de vídeo provêm de duas câmaras de alta resolução, discretas, mas com um amplo campo de visão, que estão instaladas em ambas as caixas dos espelhos retrovisores
exteriores. Consegue-se assim oferecer ao condutor uma maior amplitude de visão para os veículos que se aproximam por trás do que com apenas os espelhos retrovisores exteriores.

No novo Sorento também está disponível com o Assistente de Fila de Trânsito (LFA), um outro sistema de assistência ao condutor, que atua a velocidades de entre 0 e 180 km/h. Este sistema deteta os veículos que circulam mais à frente no tráfego e identifica as marcações das faixas de rodagem, para manter o veículo na sua faixa quando este circula em autoestrada. Em combinação com o Cruise Control Inteligente com Stop & Go, apoia o condutor através da aceleração, travagem ou intervenção na direção em função da fila de veículos que seguem mais à frente, usando sempre as informações provenientes dos sensores de radar para manter uma distância segura em relação a esses veículos.

Este novo modelo está também equipado com o Monitor de Trânsito à Retaguarda (RVM), que disponibiliza as funções de Assistência à Prevenção de Colisões no Estacionamento (PCA) e Assistência à Prevenção de Colisões à Retaguarda (RCCA).

O Sorento está equipado com sete airbags (duplos dianteiros, duplos laterais montados nos bancos dianteiros, laterais de cortina com sensor de capotamento e dianteiro central). Este último, que constitui uma novidade, fornece uma proteção adicional para as cabeças dos ocupantes dos bancos dianteiros, evitando que estas colidam uma com a outra em caso de acidente. Todos os modelos Sorento estão equipados de série com os sistemas de Gestão da Estabilidade do Veículo (VSM) e Controlo Eletrónico da Estabilidade, que ajudam o condutor a manter o controlo nas travagens e nas curvas.

O novo Sorento apadrinha ainda a estreia do primeiro sistema de travões multicolisão da Kia, que lhe permite mitigar a gravidade das colisões secundárias. Este sistema aciona automaticamente os travões quando os airbags disparam na sequência de uma primeira colisão, ajudando assim a proteger os ocupantes contra impactos frontais ou laterais subsequentes.

A carroçaria do Sorento apresenta uma conjugação de aço e alumínio, o que melhora a sua rigidez torsional mas não aumenta o seu peso. Ao mesmo tempo, beneficia de uma maior proporção de peças em aço avançado de alta resistência e aço estampado a quente do que o modelo anterior. O aço de alta resistência aumenta a segurança dos ocupantes, conferindo ao Sorento uma rigidez torsional 12,5% superior à daquele que é considerado o “líder em segurança” do seu segmento e conseguindo a proeza de tornar este novo modelo da Kia 5,6% (21,3 kg) mais leve do que o seu antecessor. Além disso, a carroçaria mais rígida diminui as vibrações derivadas da condução quotidiana.

Produção e qualidade

Fabricado na Coreia
À semelhança da sua versão anterior, o novo Sorento destinado à Europa e a muitos outros mercados é produzido na fábrica da Kia em Hwasung, na Coreia. Para o mercado norte-americano, a produção está a cargo da fábrica da marca em West Point, Georgia (EUA).
Como já é habitual, os clientes europeus contarão com a garantia de 7 anos ou 150 000 km fornecida de série, que só a Kia oferece.

# # #

Sobre a Kia Portugal

A Kia é representada em Portugal pela MCK Motors – Importação e Comércio Automóvel, empresa do Grupo Bergé Auto, um dos maiores distribuidores do setor automóvel na Europa e na América Latina, com mais de 2,3 milhões de automóveis vendidos desde 1979. Com uma profunda experiência no mercado, a Kia Portugal conta com mais de 70 pontos de contato com o público em todo o país, entre pontos de venda e de após venda.
Para mais informações, visite o site www.kia.pt. Conheça o Kia Vibe, o Concessionário Digital da Kia Portugal em www.kiavibe.pt

Sobre a Kia Europe
A Kia Europe é o departamento europeu de vendas, marketing e após-venda da Kia Corporation. Com sede em Frankfurt, na Alemanha, cobre 39 mercados na Europa e no Cáucaso.

Sobre a Kia Corporation
A Kia (www.kia.com) é uma marca de mobilidade que opera à escala global e cuja visão é criar soluções de mobilidade sustentáveis para os consumidores, comunidades e sociedades de todo o mundo. Fundada em 1944, a Kia fornece soluções de mobilidade há mais de 75 anos. Com 52 000 colaboradores à escala mundial, presença em mais de 190 mercados e unidades de produção distribuídas por seis países, a empresa vende atualmente cerca de três milhões de automóveis por ano. A Kia ocupa um lugar de vanguarda na popularização dos automóveis eletrificados e elétricos a bateria, ao mesmo tempo que desenvolve um leque crescente de serviços de mobilidade, incentivando assim milhões de pessoas em todo o mundo a explorar as melhores formas de ir mais além. O slogan de marca da empresa, “Movement that inspires”, reflete o empenho da marca em inspirar o consumidor através dos seus produtos e serviços.
Para mais informações, visite o Kia Global Media Center, em www.kianewscenter.com

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin