– Primeira vez na história da JD Power que uma marca não premium vence na classificação geral –
– Kia sobe duas posições, de terceiro em 2021 para primeiro em 2022, numa tabela que inclui todas as marcas generalistas e premium –
– Clientes reportam menos problemas com os automóveis Kia do que com os modelos das outras 31 marcas analisadas –
– Sorento vence a categoria dos SUV médios superiores pelo segundo ano consecutivo –
Os clientes da Kia deram a vitória à marca na classificação geral do Estudo de Fiabilidade de Veículos (VDS) JD Power de 2022, realizado nos EUA, ao reportarem menos problemas com os seus veículos do que os clientes dos outros 31 fabricantes analisados. Este é o segundo ano consecutivo em que a Kia ocupa o primeiro lugar entre as marcas generalistas, mas o primeiro na história deste estudo em que uma marca não premium vence na classificação geral.
Com uma pontuação de “problemas por 100 veículos” (PP100) de 145, a Kia superou a média do setor em 47 pontos, sagrando-se vencedora absoluta, ficando assim à frente de todas as outras marcas generalistas e premium. O Kia Sorento obteve a máxima distinção na categoria dos SUV médios pelo segundo ano consecutivo.
A Kia é uma das três marcas detidas pelo Hyundai Motor Group, que, no seu conjunto, obtiveram excelentes pontuações no índice PP100. No estudo do ano passado, ficara em terceiro lugar na classificação geral (que inclui as marcas generalistas e premium), saltando agora duas posições, diretamente para a liderança. A marca premium do grupo, a Genesis, venceu a sua categoria e ficou em quarto lugar na classificação geral, apenas uma posição abaixo da Hyundai Motor, que obteve a terceira posição.
No VDS 2022, a JD Power inquiriu 29 487 clientes no mercado dos EUA, abrangendo 32 marcas. Apenas foram considerados os compradores e clientes de leasing verificados, com automóveis e veículos comerciais ligeiros novos do model year 2019 e registados para utilização pessoal. No estudo do presente ano foram introduzidos novos critérios, mais rígidos, que fizeram com que os problemas reportados aumentassem 59% em relação ao ano anterior, aumentando assim a média do PP100 de 121 para 192.
###
Sobre a Kia Portugal
Com uma profunda experiência no mercado, a Kia Portugal conta com mais de 70 pontos de contato com o público em todo o país, entre pontos de venda e de após venda, sendo representada em Portugal pela MCK Motors – Importação e Comércio Automóvel, empresa detida pela Astara. A Astara é o rosto de um novo ecossistema de mobilidade, apostando numa vasta gama de produtos e serviços. Opera em 14 países na Europa e América Latina (Espanha, Portugal, Bélgica, Alemanha, Holanda, Luxemburgo, Polónia, Finlândia, Suécia, Suíça, Chile, Colômbia, Peru e Argentina), planeando iniciar atividades em breve também na Áustria e no Sudeste Asiático (Filipinas). A Astara distribui 29 marcas de automóveis, empregando diretamente cerca de 2500 pessoas. Com um volume de negócios próximo dos 4 mil milhões de euros, as suas vendas atingem as quase 200 000 viaturas por ano.
Para mais informações, visite o site www.kia.pt. Conheça o Kia Vibe, o Concessionário Digital da Kia Portugal em www.kiavibe.pt .
Sobre a Kia Europe
A Kia Europe é o departamento europeu de vendas, marketing e após-venda da Kia Corporation. Com sede em Frankfurt, na Alemanha, cobre 39 mercados na Europa e no Cáucaso.
Sobre a Kia Corporation
A Kia (www.kia.com) é uma marca de mobilidade que opera à escala global e cuja visão é criar soluções de mobilidade sustentáveis para os consumidores, comunidades e sociedades de todo o mundo. Fundada em 1944, a Kia fornece soluções de mobilidade há mais de 75 anos. Com 52 000 colaboradores à escala mundial, presença em mais de 190 mercados e unidades de produção distribuídas por seis países, a empresa vende atualmente cerca de três milhões de automóveis por ano. A Kia ocupa um lugar de vanguarda na popularização dos automóveis eletrificados e elétricos a bateria, ao mesmo tempo que desenvolve um leque crescente de serviços de mobilidade, incentivando assim milhões de pessoas em todo o mundo a explorar as melhores formas de ir mais além. O slogan de marca da empresa, “Movement that inspires”, reflete o empenho da marca em inspirar o consumidor através dos seus produtos e serviços.
Para mais informações, visite o Kia Global Media Center, em www.kianewscenter.com .